Blogs

Vereador reforça pedido para implantação da Guarda Municipal em Arapiraca

Por Paulo Marcello 20/03/2019 08h08
Por Paulo Marcello 20/03/2019 08h08
Vereador reforça pedido para implantação da Guarda Municipal em Arapiraca
Léo encaminhou proposta para criação da Guarda Municipal desde 2018 - Foto: Imagem: Cláudio Roberto
Mais uma vez o tema volta ao debate na Câmara Municipal em meio às discussões sobre segurança pública em Arapiraca. O vereador Léo Saturnino (MDB) é autor da proposta que pede a implantação da Guarda Municipal na capital do Agreste.

A indicação é compartilhada com o vereador Fábio Henrique (PCdoB) que pede que o assunto seja discutido nesta legislatura, antes do ano eleitoral.

No plenário do Poder Legislativo, Léo Saturnino apresentou a proposta que solicita ao governador de Alagoas, Renan Calheiros Filho (MDB), junto à secretaria de Segurança de Segurança Pública (SSP), a implantação do programa Ronda nos Bairros em Arapiraca.

O parlamentar justifica que o programa já é implantado em Maceió com grande sucesso, o que gera redução nos índices de criminalidade e aumenta a sensação de segurança das comunidades onde atua.

“Quando eu pensei em pedir a implantação deste projeto pra Arapiraca cheguei a receber muitas críticas, porém, antes procurei especialistas em segurança pública para colocar o projeto em pauta para discussão e votação na Câmara Municipal”, disse Léo.

De acordo com Léo, o projeto pode ser interiorizado tornando a cidade a primeira a receber os benefícios na área de segurança e poderá ser formado por policiais que estejam ou não na reserva e também com alguém que já dirigiu o Tiro de Guerra regional.

A indicação recebeu o apoio da vereadora Gilvania Barros (MDB), que destacou a importância do Ronda nos Bairros, principalmente porque Arapiraca tem localidades bastante populosas e necessita de um reforço nesta área.

Por sua vez, Fábio Henrique chamou a atenção, alertando que não é somente a questão do combate à violência, mas a prevenção dentro das escolas com o auxílio de psicólogos e assistentes sociais para trabalharem com os alunos.

Léo Saturnino lembrou ainda que cidades como Teotônio Vilela e Girau do Ponciano, por exemplo, já contam com a Guarda Municipal em atividade.

Guarda Municipal

O profissional tem a missão de fazer a vigilância da cidade, seja dos bens, serviço, instalações e pessoas que residem no município. A principal função do guarda municipal é fazer vigilância, além de orientar os munícipes e visitantes no dia a dia.

O Guarda Municipal simboliza a segurança pública nos municípios. Sua função é de extrema importância para zelar pelo bem dos cidadãos e a segurança patrimonial, ao executar policiamento administrativo ostensivo.