Blogs

Ex-ministro Maurício Quintella será secretário na gestão de Renan Filho

Por Paulo Marcello 15/02/2019 10h10
Por Paulo Marcello 15/02/2019 10h10
Ex-ministro Maurício Quintella será secretário na gestão de Renan Filho
Quintella tem acordo com governo para assumir secretaria visando 2020 - Foto: Agência Alagoas
O acordo já estava firmado desde as eleições de 2018. O ex-deputado federal e ex-ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella (PR), abriu mão de concorrer à reeleição para tentar uma das duas vagas para o Senado. Se ficasse sem mandato, como ocorreu, Quintella faria parte do governo de Renan Filho (MDB). Chegou a hora.

Na próxima semana, de acordo com uma fonte palaciana, Maurício Quintella vai assumir a secretaria de Estado da Infraestrutura e dará início a um projeto para 2020 que pode credenciá-lo a entrar na disputa pela prefeitura de Maceió, quando serão encerados os dois mandatos do prefeito Rui Palmeira (PSDB). Seu desempenho à frente da pasta será a porta de entrada para seu futuro político, ao menos em tese.

Maurício poderá deixar o partido e migrar para o MDB, mas a informação não foi confirmada pela cúpula da legenda no Estado. O que se vê é que o governador Renan Filho dará todo o suporte necessário para que seus eventuais candidatos a prefeito das duas maiores cidades alagoanas, Maceió e Arapiraca, possam superar a força dos tucanos, Rui e Rogério Teófilo, respectivamente, que venceram o pleito de 2016.

Ex-ministro

A passagem de Maurício Quintella pelo ministério foi marcada, entre outras ações, pela busca de mecanismos para socorrer as concessionárias de infraestrutura que assinaram contratos no governo Dilma Rousseff (PT), a maior parte com enorme desequilíbrio financeiro e alguns até caminhando para a caducidade. Destaque para a repactuação dos pagamentos de taxas ao governo pelos aeroportos, o que de certa forma deu fôlego à concessão do Galeão (RJ).

O ex-ministro priorizou a conclusão de obras que estavam em estágio mais avançado de execução. Paralelamente, trabalhou ainda numa proposta de "concessão light" das rodovias, em que o pedágio bancaria apenas os serviços de manutenção. Seu último ato na gestão da pasta foi a inauguração do novo aeroporto de Vitória (ES), ao lado do ex-presidente Michel Temer (MDB). Dias antes, ele inaugurou um trecho de duplicação da rodovia BR-101 aqui em Alagoas.