Blogs

Câmara Municipal não respeita regimento e não inicia os trabalhos legislativos em 2019

Por Paulo Marcello 13/02/2019 11h11
Por Paulo Marcello 13/02/2019 11h11
Câmara Municipal não respeita regimento e não inicia os trabalhos legislativos em 2019
Plenário esvaziado; vereadores não encerraram o recesso parlamentar - Foto: foto: Arquivo
Os vereadores não voltaram a trabalhar na Câmara Municipal de Arapiraca. O recesso foi encerrado em janeiro, mas a primeira sessão do ano, que abriria oficialmente o início do ano Legislativo, ainda não ocorreu por falta de quórum e, por incrível que pareça, porque ninguém sabe mais quem é o presidente da Casa de Leis, de fato e de direito.

A novela vai se estendendo e a apreciação e votação de projetos importantes para o desenvolvimento ou ordenamento da cidade não saem do papel, literalmente. São praticamente duas semanas a mais do recesso parlamentar, que deveria ter sido encerrado no último dia 5 de fevereiro com a retomada das sessões ordinárias.

De um lado vereadores que querem que apoiam Léo Saturnino (MDB) que foi eleito presidente da Mesa Diretora por antecipação em 2017. De outro lado, parlamentares que entendem que o vereador Jário Barros (PRP), que foi eleito em dezembro de 2018, continue sendo presidente da Câmara Municipal.

Enquanto a disputa está nos campos da política e da justiça a população reclama, já que seus representantes não encerraram o recesso e não há previsão de quando a Câmara Municipal vai iniciar os trabalhos em 2019. Projetos do Poder Executivo, que precisam do aval dos vereadores, sequer chegam na casa Herbene Melo para apreciação, discussão e votação dos edis.

Até o fechamento desta matéria, Jário Barros segue, legalmente, como presidente da Câmara de Vereadores, mas nem mesmo empossado ele foi, já que não houve número suficiente de parlamentares para dar posse ao presidente eleito, na última segunda (11).

Sem o presidente ‘legal’ e sem nova data para posse de JB, tudo indica que não haverá sessão (de novo) na noite desta quinta-feira (14) na nova sede do Poder Legislativo, no Santa Edwiges.