Arapiraca
+21° c
Banner Whats App - Já é Notícia

Publicado Quarta-Feira, 21/06/2017 11:32 | Atualizado Quarta-Feira, 21/06/2017 11:33

Saiba o que é e como evitar o 'Cálculo dental'

 

Olá pessoal! Popularmente conhecido como tártaro, são massas duras e rugosas, que pode variar de amarelo claro até cores mais próximas ao marrom escuro.

Devido sua superfície ser áspera, o cálculo absorve a pigmentação dos alimentos, podendo variar sua tonalidade, assim como facilita o acúmulo de mais bactérias nessa região que por ter íntimo contato com a gengiva, pode provocar o sangramento durante escovação e propiciar o desenvolvimento de doenças periodontais (tecidos de proteção e sustentação dos dentes).

Quando a escovação não é feita de forma correta e eficiente, se forma a placa bacteriana (bactérias acumuladas sobre a superfície dos dentes). Essa placa é mineralizada pelo cálcio presente na saliva formando assim os cálculos dentais.

Antes da mineralização, a placa bacteriana é facilmente removida na escovação, mas após mineralizada, é realizada apenas pelo cirurgião-dentista.

A remoção do tártaro pode ser feita com pontas de ultrassom ou curetas periodontais. Procure um cirurgião-dentista para diagnóstico e tratamento do cálculo dental.

Obrigada!

 
  DEIXE SEU COMENTÁRIO

“Os comentários abaixo não expressam a opinião do Portal Já é Notícia, que não se responsabiliza pela declaração do leitor.”

Sobre o autor
Tânia Barros
Tânia Barros
Cirurgiã-dentista, atuante em Estética, Ortodontia e Prótese.
Espaço Fisio&Saúde – Rua Ns. Senhora de Fátima, 218 – Brasília, Arapiraca. @drataniabarros Tel: (82)99102-1089. drataniabarros@hotmail.com
Últimas Notícias
©Todos os direitos reservados - 2017
Agência Lúmen