Arapiraca
+29° c
Banner Whats App - Já é Notícia

Publicado Sábado, 31/12/2016 09:20 | Atualizado Sábado, 31/12/2016 09:24

Você sabia que a deficiência de vitaminas pode provocar alterações na cavidade bucal?

 

Olá pessoal!

O grupo mais afetado pela deficiência vitamínica são os alcoólatras, pessoas que seguem “dieta da moda” e as com síndrome de má absorção ou com distúrbios alimentares.

A vitamina B₂ encontrada no leite, vegetais verdes, carnes magras, peixes, legumes e ovos, quando em deficiência pode causar diversas manifestações orais como inflamação da língua e das glândulas salivares menores, dor de garganta, edema e vermelhidão da mucosa oral.

A vitamina B₃ encontrada em alimentos de origem animal, especialmente carnes magras, fígado, leite, ovos, grãos integrais, amendoins, levedo e grãos ou farelos de cereais, apresenta manifestações orais como inflamação da mucosa e da língua.

A vitamina B₆, encontrada em muitas fontes de alimentos de origem vegetal e animal, apresenta inflamação das glândulas salivares menores e da língua.

A vitamina C, necessária para síntese do colágeno, encontrada abundante em frutas cítricas, quando em deficiência as paredes vasculares ficam enfraquecidas podendo provocar hemorragias sob a forma de petéquias (pontos vermelhos) e equimose (mancha) atraso na cicatrização de feridas e edema gengival generalizado com hemorragia espontânea, ulceração, mobilidade dentária e aumento da gravidade da infecção periodontal e perda óssea periodontal.

A vitamina D, pode provocar dor esquelética difusa e os ossos são susceptíveis a fratura quando submetidos a lesões relativamente pequenas.

A vitamina K, se manifesta oralmente por sangramento gengival. Espero que tenham gostando das informações citadas acima e - alimente-se bem! 
  DEIXE SEU COMENTÁRIO

“Os comentários abaixo não expressam a opinião do Portal Já é Notícia, que não se responsabiliza pela declaração do leitor.”

Sobre o autor
Tânia Barros
Tânia Barros
Cirurgiã-dentista, atuante em Estética, Ortodontia e Prótese.
Espaço Fisio&Saúde – Rua Ns. Senhora de Fátima, 218 – Brasília, Arapiraca. @drataniabarros Tel: (82)99102-1089. drataniabarros@hotmail.com
Últimas Notícias
©Todos os direitos reservados - 2017
Agência Lúmen