Arapiraca
+24° c
Banner Whats App - Já é Notícia

Publicado Quinta-Feira, 17/11/2016 17:56 | Atualizado Quinta-Feira, 17/11/2016 18:06

Qual o seu biotipo corporal: Pêra ou Maçã?

 Saiba como é distribuida a gordura no seu corpo e em que isso implica

A gordura Localizada é caracterizada pelo excesso de adipócitos (células de gordura) localizados de forma desordenada em várias regiões no corpo. Essa distribuição da gordura localizada representa 15% nos homens e 25% nas mulheres, e quando estão na faixa de peso dita normal, ela é influenciada pelo sexo, idade, hábitos de vida, fatores genéticos, hormônios e também pelo biotipo corporal que define o tipo de obesidade de acordo com a localização regional da gordura.
Quando há gordura acumulada na região abdominal, ela é denominada biótipo androide (ou tipo maçã), mais comuns nos homens e ocorre em razão das doses menores do hormônio estrógeno. Já o acúmulo da gordura localizada nos membros inferiores (quadris e coxas) denomina-se de biotipo ginoide (ou tipo pera), encontrado na maioria das mulheres, já que tendem a apresentar maior quantidade de hormônios como a progesterona e o estrógeno.

Em termos mais práticos:

A pessoa considerada biotipo andróide ou maçã, tem ombros largos e concentra mais gordura visceral, tendo uma tendência a ter um abdômen protuso. Esse tipo de gordura é mais comum em homens, porém não raro em mulheres, e por se acumular ao redor dos órgãos, é mais prejudicial à saúde, porém é mais fácil de ser eliminada.
Já a pessoa com biotipo ginóide ou pêra, mais comuns em nós mulheres, tem ombros mais estreitos e quadril mais largo. Nesse caso, a gordura é subcutânea e tem uma grande tendência a se acumular sobre culote, nádegas, coxas.
Existem ainda algumas variações de biotipo que alguns estudiosos chamam de mistos, que será tema para um próximo artigo.

Além do grave dano que causa à saúde emocional com a desconstrução de autoestima, a gordura localizada também é um risco à saúde física.

Faça uma avaliação profissional e se cuide, pois você é seu maior bem!
 
  DEIXE SEU COMENTÁRIO

“Os comentários abaixo não expressam a opinião do Portal Já é Notícia, que não se responsabiliza pela declaração do leitor.”

Sobre o autor
Dra. Michele Araújo
Fisioterapeuta Dermatofuncional especialista em tratamentos corporais para mães (gordura localizada, flacidez, estrias e celulite). CREFITO/AL: 226807-F. Endereço:Clínica Bianco-Av Ceci Cunha, Nº 88A, Arapiraca-AL. Contato: (82) 99903-9157 facebook.com/michelearaujoesteticaavancada Site: www.michelearaujo.com.br
Últimas Notícias
©Todos os direitos reservados - 2017
Agência Lúmen