Creme dental clareador realmente clareia os dentes?

10/08/2016 09h09
10/08/2016 09h09
Creme dental clareador realmente clareia os dentes?
Olá pessoal!

O escurecimento dos dentes continua sendo uma das queixas mais frequentes pelos pacientes, que buscam cada vez mais um tratamento estético visando o clareamento dental.

Com o objetivo de atender a crescente procura dos consumidores por métodos clareadores, várias empresas desenvolveram produtos de uso cada vez mais simples e acessíveis aos pacientes como, por exemplo, os cremes dentais clareadores que, de acordo com a maioria dos fabricantes, geram resultados de 2 a 4 semanas. A verdade é que esse efeito “clareador” se resume a dois principais fatores: abrasividade e alteração de cor emitida pelo dente.

Alguns cremes dentais melhoram a remoção de manchas superficiais pela ação de agentes abrasivos presentes no creme dental, passando então a ideia de que ocorreu clareamento dental. No entanto, é possível que essa abrasividade possa gerar desgaste excessivo na superfície do dente, removendo pigmentos aderidos à superfície, sem, contudo, modificar a cor dos dentes, além de poder aumentar a porosidade, o que predispõe o dente a manchamentos futuros.

Outro método “clareador” é a alteração de cor emitida pelos dentes. Foram adicionados agentes de coloração azulada nos cremes dentais clareadores, com o intuído de que essas partículas se depositem na superfície do esmalte do dente provocando alteração da coloração, tornando os dentes visivelmente mais brancos.

Com isso, o uso de diferentes tipos de cremes dentais clareadores não promove o clareamento dental, mas limita-se a remoção mecânica da pigmentação superficial, sendo os resultados muito semelhantes aos obtidos com utilização de creme dental convencional. 

Tânia Barros
Cirurgiã-dentista, atuante em Estética, Ortodontia e Prótese.
Espaço Fisio&Saúde – Rua Ns. Senhora de Fátima, 218 – Brasília, Arapiraca. Tel: (82)99102-1089. Email: [email protected]