Arapiraca
+18° c
Banner Whats App - Já é Notícia

Publicado Quinta-Feira, 12/05/2016 13:18 | Atualizado Quinta-Feira, 12/05/2016 13:20

Aftas: o que são, por que surgem e como tratar?

 

Aftas são pequenas feridas em forma de úlceras, aparecendo normalmente em mucosa como lábio, língua e bochecha.

Normalmente apresentam tamanho menor que 10 mm e possuem duração entre 7 a 10 dias. São dolorosas e por isso dificultam a fala e mastigação.

Começam a surgir na infância e apresentam maior frequência em adolescentes e adultos. Vários fatores podem estar associados a sua origem como: baixa de imunidade, deficiência nutricional, alergia, trauma, alimentação ácida, estresse físico e emocional.

Quando a origem é por trauma, a afta aparece com 2 a 3 dias e normalmente ocorre por mordida em lábio/ bochecha e aparelho ortodôntico. Elas não são contagiosas. O tratamento tem finalidade de aliviar a dor e auxiliar o processo de cicatrização.

Procure um cirurgião-dentista para realizar o diagnóstico, que a depender da causa, será necessária uma atuação em conjunto com outros profissionais como médico e nutricionista. 

Tânia Barros
Cirurgiã-dentista, atuante em Estética, Ortodontia e Prótese.
Espaço Fisio&Saúde – Rua Ns. Senhora de Fátima, 218 – Brasília, Arapiraca. Tel: (82)99102-1089. Email: taininha_barros@hotmail.com


  DEIXE SEU COMENTÁRIO

“Os comentários abaixo não expressam a opinião do Portal Já é Notícia, que não se responsabiliza pela declaração do leitor.”

Sobre o autor
Tânia Barros
Tânia Barros
Cirurgiã-dentista, atuante em Estética, Ortodontia e Prótese.
Espaço Fisio&Saúde – Rua Ns. Senhora de Fátima, 218 – Brasília, Arapiraca. @drataniabarros Tel: (82)99102-1089. drataniabarros@hotmail.com
Últimas Notícias
©Todos os direitos reservados - 2017
Agência Lúmen