Arapiraca
+18° c
Banner Whats App - Já é Notícia
Banner governo pro estrada

Publicado Segunda-Feira, 22/02/2016 00:05 | Atualizado Terça-Feira, 23/02/2016 12:05

Lentes de contato na Odontologia

São indicadas para pequenas correções como: fechamento de diastemas (espaços), aumento do comprimento e/ou largura, alterando assim o formato dos dentes. 

Olá! Vamos conhecer neste post as lentes de contato!

Confeccionadas em laboratório, possuem uma fina espessura de até 0,5mm e por isso recebe o nome comparada às lentes de contato ocular. São indicadas para pequenas correções como: fechamento de diastemas (espaços), aumento do comprimento e/ou largura, alterando assim o formato dos dentes.

O interessante na lente de contato é o Mockap-up, uma lente provisória que tem a finalidade de simular como ficaria o resultado final. Assim, se necessário, poderão ser feitas alterações e após a aprovação do paciente é confeccionada a lente de contato permanente. As lentes de contato não mudam de cor e nem perdem o brilho.

O que acontece é devido sua espessura ser fina, ela transparece a cor original do dente e quando ele escurece naturalmente com a idade, ela tende a acompanhar essa alteração de cor. Necessita o mínimo necessário de desgaste dentário, apenas para melhorar a adaptação e servir de guia no momento da instalação. Não é necessária nenhuma higienização específica. O cuidado é o mesmo que qualquer outro dente: escovação adequada, uso diariamente de fio dental e consultas periódicas ao cirurgião-dentista.

Assim como não necessita de restrição alimentar. A alimentação continua normal, mas é necessário cuidado com hábitos ruins como: roer unhas, morder tampa de caneta, tampa de garrafa, milho de pipoca, torresmo, etc.

A pergunta que eu mais escuto é: quanto tempo ela dura? Em média 8 anos. O que vai determinar a necessidade de troca ou reparo são 3 motivos: recessão gengival (quando a falta ou excesso de força na escovação provoca um trauma na gengiva e parte da raiz fica exposta), trinca/fratura ou escurecimento natural do dente.

Após um breve resumo sobre as lentes de contato e a transformação fascinante que ela traz ao sorriso, espero que tenham gostado da leitura e fiquem atentos ao próximo post, será uma dica! Quer um conselho? Mude seu sorriso, ele é nosso cartão postal! :)

Tânia Barros
Cirurgiã-dentista, atuante em Estética, Ortodontia e Prótese.
Espaço Fisio&Saúde – Rua Ns. Senhora de Fátima, 218 – Brasília, Arapiraca. Tel: (82)99102-1089. Email: taininha_barros@hotmail.com


 
  DEIXE SEU COMENTÁRIO

“Os comentários abaixo não expressam a opinião do Portal Já é Notícia, que não se responsabiliza pela declaração do leitor.”

Sobre o autor
Tânia Barros
Tânia Barros
Cirurgiã-dentista, atuante em Estética, Ortodontia e Prótese.
Espaço Fisio&Saúde – Rua Ns. Senhora de Fátima, 218 – Brasília, Arapiraca. @drataniabarros Tel: (82)99102-1089. drataniabarros@hotmail.com
Últimas Notícias
©Todos os direitos reservados - 2017
Agência Lúmen