Praça da Canafístula recebeu projeto de cinema nesta quarta-feira

Por Redação com Assessoria 31/07/2014 08h08
Por Redação com Assessoria 31/07/2014 08h08
Praça da Canafístula recebeu projeto de cinema nesta quarta-feira
ultura popular: cineasta Celso Brandão documenta peça de artesanato
A Sétima Arte invadiu a Praça Higino Vital Barbosa, no bairro da Canafístula, em Arapiraca, na noite desta quarta-feira (30), com o Tela Aberta ao Comerciário, do Serviço Social do Comércio (Sesc).

Em parceria com a Prefeitura de Arapiraca, o projeto leva aos moradores da região sessões gratuitas de cinema, reverenciando o cineasta alagoano Celso Brandão.

O evento aconteceu às 19h e teve classificação livre, a mostrar quatro das mais de 30 películas do diretor: “Chão de Casa”, “Desvirando o Bicho”, “O Dote de José do Chalé” e “José do Chalé”.

Foi montada toda uma estrutura na praça do bairro da Canafístula, que tem por tradição dar suporte a todo tipo de manifestação cultural.

Segundo a analista da Coordenação Artístico Cultural (CARC) do Sesc, Rosana Dias, exibindo sessões de curta-metragens e documentários produzidos por diretores alagoanos, o projeto Tela Aberta ao Comerciário surge com uma nova proposta: dessa vez, os filmes serão transmitidos nos bairros da cidade com duas sessões por local.

Homenageado

Alagoano que atua como professor, fotógrafo e diretor de documentários desde a década de 70 e atualmente conta com mais de 30 filmes realizados. Ele participou ativamente do antigo Festival de Cinema de Pendo, em que foi premiado em cinco edições, e ainda levou seus filmes para serem exibidos em festivais tanto no Brasil quanto no exterior. Sua principal temática são os elementos da cultura popular, como o artesanato, as festas e as crendices locais.

Programação

Chão de Casa (1982)
Direção: Celso Brandão/ Duração: 17 minutos
Aborda as diversas etapas da construção de uma casa de barro, madeira e palha da região lacustre de Barra Nova, ao som do pandeiro e dos versos de Coco de Roda, puxado pelo Mestre Fagundes.

Desvirando o Bicho (2004)
Direção: Celso Brandão/ Duração: 14 minutos
Documentário sobre Fernando Rodrigues, o Fernando de Ilha de Ferro, escultor de cadeiras, mesas, bancos, dragões, peixes, macacos, seres e coisas saídas da imaginação do escultor, materializados em mulungú, imburana, craibeira e outras espécies de madeira da região.

O Dote de José do Chalé (2002)
Direção: Celso Brandão/ Duração: 10 minutos
O documentário imerge no cirativo universo das esculturas feitas de madeira, do artista José Cândido do Chalé, apresentando sua obras e costumes.

José do Chalé (2008)
Direção: Celso Brandão/ Duração: 13 minutos
Segundo documentário que retrata a vida e obra de José dos Santos (1902-2007), sergipano descendente de índios Xocó, registrando suas obras de 2002 a 2007.