Parceria com Ufal e Fapeal beneficia servidores da Uneal na área de educação

Por Assessoria 30/07/2014 18h06
Por Assessoria 30/07/2014 18h06
Parceria com Ufal e Fapeal beneficia servidores da Uneal na área de educação
Foto: Assessoria
Uma antiga parceria entre as universidades Estadual e Federal de Alagoas será retomada em breve. Trata-se do convênio para qualificação de servidores da Uneal em cursos de pós-graduação em educação. Desta vez, a parceria será ampliada com foco em mestrado e doutorado.

Na manhã desta quarta-feira (30), o reitor da Uneal, professor Jairo Campos da Costa, e a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Maria Francisca, reuniram-se com os coordenadores do Programa de Pós-graduação do Centro de Educação (PPGE) da Ufal, professores Walter Matias e Edna Prada, com a finalidade de apresentar as necessidades da Uneal. Esta foi a terceira etapa desta retomada de parceria entre as instituições que também já envolveu a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal).

De acordo com o reitor da Uneal, essa retomada é reivindicação antiga. “Como somos uma instituição que, em sua essência, forma professores, nada mais natural do que reestruturar essa parceria com a Ufal. O colegiado do programa já aprovou o pedido da Uneal. Até 30 de agosto teremos conhecimento do número de vagas a serem ofertadas para mestrado e doutorado”, revelou Jairo Campos.

Ainda segundo o reitor, o passo seguinte será, ainda neste ano, a abertura do processo seletivo por parte do PPGE/Ufal. “Vamos, em conjunto com a Fapeal, minutar o convênio para adequá-lo a este novo momento. Ficou estabelecido também que os selecionados receberão apoio para bolsas – o que elevará ainda mais a qualidade do curso -, e terão participação garantida ao menos em um evento nacional de grande porte na área de educação”, frisou.

A ideia dos envolvidos no convênio é de que a nova turma inicie as aulas ainda no primeiro semestre de 2015. O convênio já conta com apoio do reitor da Ufal, professor Eurico Lôbo, da vice-reitora, professora Rachel Rocha, e da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Simoni Margareti Plentz Meneghetti.