Procon adverte para recall de várias marcas de veículos em Alagoas

Por Assessoria 30/07/2014 14h02
Por Assessoria 30/07/2014 14h02
Procon adverte para recall de várias marcas de veículos em Alagoas
Foto: Assessoria
A Superintendência de Defesa do Consumidor em Alagoas (Procon) - órgão vinculado à Secretaria do Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos -, convoca os proprietários de diversos marcas de veículos automotivos para mais um recall.

O recall é o procedimento previsto em lei a ser adotado pelos fornecedores de chamar de volta os consumidores, em razão de defeitos verificados em produtos ou serviços colocados no mercado, evitando, assim, a ocorrência de acidentes de consumo.

Em função disso, a empresa Ford Motor Company Brasil Ltda convida os usuários do Fiesta Rocam modelos 2013 e 2014, nas versões Hatch e Sedan, produzidos de 1º de outubro de 2012 até 10 de junho de 2014. O objetivo é realizar a substituição da válvula e do tubo do hidrovácuo (servo freio) e instalação de 2 (dois) clipes de fixação da nova tubulação. Caso a peça não seja substituída pode ocorrer acidentes por causa da distância de frenagem e causar risco de morte.

Já a empresa Nissan do Brasil Automóveis Ltda também convoca os proprietários dos veículos Nissan Pathfinder produzidos entre 2001 a 2003, para trocar o gerador de gases do airbag do passageiro. Em caso de colisão frontal com deflagração das bolsas, a ativação do gerador de gases do sistema de airbag do passageiro pode resultar em uma pressão excessiva no mesmo, o que acarretará em abertura inadequada. Podendo causar danos materiais e lesões físicas graves e fatais.

Outra a chamar os proprietários é a empresa Mercedes Benz do Brasil Ltda que avisa os proprietários dos caminhões 815 Accelo e 915 E e Chassis para Ônibus LO 916, fabricados entre fevereiro e junho de 2014, para substituir os elementos de fixação do suporte de freio no conjunto carcaça do eixo. O não reparo das peças pode ocasionar a soltura do conjunto freio eixo traseiro e a consequente redução do potencial de frenagem do veículo, podendo causar acidentes e danos físicos aos ocupantes.

A empresa MMC Automotores do Brasil Ltda também convoca os proprietários dos veículos Outlander 3.0 V6 fabricados entre janeiro de 2012 e julho de 2013, para a inspeção e eventual substituição da caixa de transferência e para a substituição do tubo de pressão da direção hidráulica, somente para os veículos com número de chassi compreendido entre DU00897 a DU00897. A falta do reparo pode causar vazamento do fluido de transmissão automática, além de ocorrer vazamento de óleo da direção hidráulica o que possibilita o risco de colisão.

Outra a fazer modificações é a empresa General Motors do Brasil Ltda que convida os proprietários dos veículos Chevrolet Agile 2014, fabricados de 14/11/2013 até 17/12/2013, e Chevrolet Montana 2014 e 2015, fabricados de 01/11/2013 até 27/06/2014, para substituição de airbag frontal do lado do motorista. O fato poderá resultar na não deflagração do airbag em eventual colisão, podendo causar lesões graves em especial na cabeça e na parte superior do corpo do motorista. Além de ocorrer o rompimento súbito do gerador de gás do airbag.

E por fim, a empresa Harley- Davison do Brasil Ltda também chama os proprietários das motocicletas Harley-Davidson modelos FLHRC Road King Classic, FLHTK Stree Glide e FLHX Limited, fabricados entre 2013 e 2014, para verificação do sistema de freio dianteiro, com a instalação de cabos de retenção e da substituição da tubulação de freio dianteiro. Devido a falha, a tubulação poderá ficar comprimida entre o tanque de combustível e o chassi da motocicleta. A não conformidade pode causar o aumento da pressão do fluido de freio, com eventual perda de frenagem ou o travamento da roda dianteira, com risco de queda e grave acidente com danos materiais.