Arapiraca segue investindo no setor agrícola

Por Redação com Assessoria 29/07/2014 13h01
Por Redação com Assessoria 29/07/2014 13h01
Arapiraca segue investindo no setor agrícola
Foto: Assessoria
Um olhar diferenciado para o homem do campo. Com esta ótica, a Prefeitura de Arapiraca tem trabalhado para melhorar a condição de vida de nossos trabalhadores rurais seja por meio de programas ou acompanhamento técnico.

Nesta segunda-feira (28), comemorou-se o Dia do Agricultor e, para o secretário Municipal de Agricultura (Semag), Rui Medeiros, as ações da Administração Pública têm se consolidado como foco direcional para os que mais precisam.

“A prefeita Célia Rocha tem uma grande sensibilidade com nosso povo do campo e dá condições para que eles prosperem. Estas chuvas que vivenciamos ao longo dos últimos três meses nos ajudaram e estão dentro do previsto, garantindo ótimas safras para nossos agricultores”, diz ele, ressaltando a boa produção na cultura da mandioca, hortaliças, feijão-de-corda e milho.

De fato, a secretaria é dotada de equipamentos agrícolas e máquinas como tratores de esteira, carros-pipa, retroescavadora e motoniveladoras para auxílio, sobretudo, aos agricultores familiares. De acordo com Rui Medeiros, a Prefeitura de Arapiraca ainda dá suporte em programas de inseminação artificial, o Minha Casa, Minha Vida Rural e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que inicia neste mês de agosto.

Neste último mês de junho, a prefeita Célia Rocha assinou convênio que beneficiou milhares de agricultores. Acompanhada do senador Fernando Collor, do ex-deputado Federal Renan Filho e do ex-prefeito Luciano Barbosa, ela efetuou diversos contratos de renegociação de dívidas de devedores.

No ensejo, a gestora também assinou a parceria com o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para o repasse de R$ 50 mil, não reembolsáveis, para a Associação de Mulheres Produtoras de Broas e Outros Produtos Alimentícios da Agricultura Familiar (Asprobroas), da comunidade Taboquinha.

Exposições

Em outubro, haverá duas mostras de como é forte o setor agrícola na segunda maior cidade de Alagoas: a 4ª Exposição de Caprinos e Ovinos e a 1ª Expo Mandioca do Agreste Alagoano.

O secretário dará entrevista à Rádio Pajuçara nesta terça-feira (29), às 7h40, falando destas ações e as que estão por vir. Ainda na manhã desta terça, no auditório da Federação das Associações Comunitárias de Arapiraca (Facomar), bairro de Santa Edwiges, acontecerá um encontro de representantes do Ministério do Meio Ambiente com técnicos da Semag sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR).