Projeto Sopas distribui mais de 2 milhões de litros em Maceió

Por Redação com Assessoria 28/07/2014 11h11
Por Redação com Assessoria 28/07/2014 11h11
Projeto Sopas distribui mais de 2 milhões de litros em Maceió
Projeto Sopas distribui alimento diário para 16 mil pessoas carentes em Maceió - Foto: Seades
O Projeto Sopas se estabeleceu como um dos programas que têm zelado pela transformação do cenário de vulnerabilidade social e insegurança alimentar das pessoas mais carentes no Estado. Desde 2010, de segunda à sexta-feira, aproximadamente quatro mil litros são distribuídos diariamente a mais de 16 mil pessoas beneficiadas, por meio das 69 associações conveniadas com o Estado de Alagoas.

O reflexo positivo das ações vem se firmando de forma gradual e significativa. Quatro anos depois do inicio do projeto, mais de dois milhões de litros de sopa foram entregues, além do aumento de cerca de 60% no número de órgãos inseridos no projeto.

Apenas em 2014, o programa conseguiu fornecer cerca de 300 mil litros de sopa que são produzidas em dois sabores: feijão e macarrão, com durabilidade de 6h cada refeição. O cumprimento, como também a divulgação dessa informação às famílias, deve ser realizado rigorosamente pelos órgãos associados.

Cada uma das instituições que participa voluntariamente do projeto passou por um processo de seleção, na qual foram avaliados, entre diversos critérios, a disposição de um espaço adequado, a situação de risco da comunidade atendida e, posteriormente, o envio de relatórios mensais.

Depois de aprovadas, é estabelecido um termo de compromisso entre as associações, assegurando o atendimento daqueles que, de fato, precisam da distribuição do alimento.



Ao ingressar no projeto, cada instituição recebe uma quantidade determinada de sopa, que varia de acordo com a necessidade das famílias atendidas pelos órgãos individualmente. A depender, são distribuídos de 20 a 50 litros por dia, que pode ser reduzido ou aumentado, à medida que a própria associação solicita a mudança.

A coordenação do projeto ressalta que é muito importante que haja essa comunicação sobre a transferência, já que, dessa forma, podem ser incluídas novas instituições no projeto, remanejando o quantitativo de sopa e beneficiando, assim, o maior número de famílias possível.

Visitas

No sentido de facilitar a fiscalização e monitoramento das atividades, são feitas, pelo menos duas vezes por mês, visitas à fábrica Soprobem, onde são preenchidos relatórios de acompanhamento. Além disso, são também realizadas todos os anos capacitações com os gestores das instituições, que em conjunto permitem a condução do projeto de maneira eficaz e efetiva.

Esse acompanhamento permite um controle na qualidade nutricional da alimentação das pessoas, reduzindo o risco de insegurança alimentar. Muitas vezes, a maioria das famílias que recebe o apoio do projeto tem a sopa como único alimento do dia. Assim a ajuda acaba sendo um aporte nutricional adequado, ao reduzir a fome da população mais carente.