Edital da Polícia Federal deve ficar para agosto

Por Redação com JConcursos 23/07/2014 18h06
Por Redação com JConcursos 23/07/2014 18h06
Edital da Polícia Federal deve ficar para agosto
Foto: Divulgação
A Polícia Federal ainda aguarda um parecer de sua Assessoria Jurídica (AJ) para que possa definir a organizadora do concurso público para o preenchimento de 600 vagas para o cargo de agente policial. Com isto, a publicação do edital, prevista para ocorrer em julho, deve ficar para agosto. Segundo responsáveis pelo setor de concursos do órgão, é comum que a assessoria jurídica solicite alguns ajustes no processo, que ainda deverá ser aprovado pelo Ministério da Justiça, para que a banca seja oficializada.

De qualquer forma, quem pretende concorrer ao cargo deve intensificar os estudos, uma vez que a publicação do edital não deve demorar a ocorrer. Para concorrer ao cargo é necessário possuir curso de nível superior, com formação em qualquer área, além de carteira de habilitação a partir da categoria “B”. A remuneração inicial, atualizada, é de R$ 9.075,20, já considerando auxílio-alimentação de R$ 373, com jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Os servidores contam com melhorias durante a carreira. Já com o auxílio-alimentação, as remunerações são de R$ 9.505,61 na segunda classe, R$ 11.338,77 na primeira e R$ 14.129,63 na classe especial.

O concurso será para preenchimento de vagas em todos os estados. Porém, segundo responsáveis pela divisão de concursos, o edital deverá contar com algumas regiões consideradas prioritárias. A expectativa é de que sejam mantidas as indicadas no último concurso, em 2012, que foram Acre, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia e Roraima.

Atribuições – Entre as atividades do cargo estão executar investigações e operações policiais na prevenção e na repressão a ilícitos penais, dirigir veículos policiais, cumprir metas de segurança orgânica e desempenhar outras atividades de natureza policial e administrativa.

Último concurso – O último concurso para o cargo ocorreu em 2012 e contou com uma oferta de 500 vagas. A organizadora foi o Cespe/UnB e a seleção contou com duas fases. A primeira foi composta de provas objetivas, exames discursivos, testes de aptidão física e avaliações médica e psicológica. Na segunda, os candidatos foram submetidos a um curso de formação profissional.

O conteúdo programático contou com temas sobre língua portuguesa, noções de informática, atualidades, raciocínio lógico, noções de administração, noções de economia, noções de contabilidade, noções de direito penal, noções de direito processual penal, noções de direito administrativo, noções de direito constitucional e legislação específica.