O que é o Gorilla Glass?

Por Redação com Gadoo 23/07/2014 18h06
Por Redação com Gadoo 23/07/2014 18h06
O que é o Gorilla Glass?
Foto: Divulgação
No momento da chegada do Gorilla Glass ao mercado, quase ninguém acreditou que pudesse ser tão resistente quanto a propaganda prometia. Isso ocorreu em 2006. Agora, não são muitos os aparelhos celulares que saem da fábrica sem conter essa tela, por conta de sua resistência incomum, ou seja, é de fato praticamente indestrutível.

Toda essa resistência é um tanto misteriosa para qualquer usuário: afinal, o que pode promover tal durabilidade e força a um objeto, aparentemente de plástico? É o que veremos a seguir.
Você sabe o que é o Gorilla Glass?

O Gorilla Glass é produzido pela empresa Coming Inc. e tem em sua composição álcali-aluminossilicato, que é finíssimo, leve e muito resistente a danos. Por isso, passou a ser muito utilizado como proteção de dispositivos eletrônicos de uso portátil, como mobiles, tocadores de música e monitores em geral – sobretudo os de laptops.

O material pode ainda ser reciclado, ou seja, é positivo para a sustentabilidade do planeta.

Tendo sido lançado em 2006, enfrentou desconfiança do mercado em relação a suas qualidades, mas logo em seguida se habilitou e sua fama correu o mundo, o que ocasionou, 4 anos depois, que estivesse em 1 de cada 5 celulares produzidos no mundo.

Como é feito o Gorilla Glass?

Esse vidro tão especial precisa passar por um procedimento de fabricação igualmente único. Assim, para que consiga ser resistente – tanto a quedas quanto a arranhões – é necessário que seja temperado, por meio de um processo de troca iônica, comum para vidros dessa natureza.

Assim, o Gorilla Glass fica submerso em um recipiente com uma solução de sais de potássio que estão a uma temperatura altíssima – 400º C. Desse modo, os íons de sódio presentes do vídeo são substituídos pelos íons do próprio potássio.

Esses, por ser presentes em maior número acabam deixando um espaço menor entre os átomos, formando uma camada bem mais sólida e resistente, ao esfriar.

Entretanto, esse é um procedimento comum a muitos tipos de vidro, o que não parece responder à questão sobre a alta resistência do Gorilla Glass. O grande detalhe, então é que além do tratamento que vimos, ainda há o componente álcali-aluminossilicato, que propicia a penetração iônica a camadas ainda mais aprofundadas, ampliando sua resistência.
Gorilla Glass

Gorilla Glass
Onde pode ser aplicado o Gorilla Glass?

Esse tipo de vidro é recorrente em celulares e tablets, mas seria essa a única forma de utilização do Gorilla Glass? Na verdade, esse item pode ser tranquilamente um ótimo substituto para vidros comuns em geral, sem qualquer restrição de tamanho para ser fabricado. Atualmente, até mesmo aparelhos de TV contam com esse tipo de tecnologia, que os protege em casos de quedas ou colisões.

Um bom uso para o Gorilla Glass é nos videogames, uma vez que o jogador, constantemente, manipula o controle, que tem touchscreen, ou seja, uma proteção contra arranhões é algo bem útil. E isso o Google Glass é capaz de fornecer com absoluta perfeição.