Existe mulher pra casar e mulher pra ficar?

Por Mundo Pop 23/07/2014 00h12
Por Mundo Pop 23/07/2014 00h12
Existe mulher pra casar e mulher pra ficar?
Foto: Mundo Pop
Alguns homens têm na cabeça a ideia de que as mulheres se dividem em “pra casar” e “pra ficar”. Uma ideia que existe há eras e que ainda permeia o universo masculino. Mas hoje em dia nós, homens, ainda fazemos essa separação?

Caso ou compro uma bicicleta?

No popular, a ideia de uma mulher pra casar envolve praticamente uma beata, uma mulher pura e que anda por aí com uma coroa de flores na cabeça esperando ser conquistada. Já a mulher “só pra ficar” é o oposto. Uma mulher que “fica com vários” e que “não se valoriza” não “serviria” pra casar. A grosso modo, seria isso o que tem sido passado ao longo das décadas para homens e mulheres. Uma bobagem que vem caindo com o tempo, e ambos os lados estão percebendo que não é nada disso que torna uma pessoa “casável”.

Segundo Gabriel (26), hoje em dia é bobagem essa acepção: “Acho que não existe isso não (…) isso é meio que segregar. Você conhece uma mulher, se apaixona, vê que ela é a mulher da sua vida e casa, ou só vive o tempo que precisa. Mulher pra ficar e pra casar é lenda”. Heitor (25) também acha que essa é uma separação que não faz sentido: “Acho que isso é coisa mais do momento da pessoa”.

As mulheres, no entanto, dizem que a maioria dos homens ainda fazem essa segregação. Camila (27) diz que a mulher ainda é vítima desse pensamento: “Acho que ainda existe na nossa sociedade um valor estereotipado da mulher que acaba levando a imagem feminina para dois extremos: mãe ou p***”. Segundo ela, a construção de uma “mulher pra casar” é perigosa, pois tenta encaixar as pessoas num ideal egoísta. “As pessoas não são ‘casáveis’ ou ‘não casáveis’, apenas diferentes umas das outras”, completa Camila.

Relacionamento não é um tribunal. Julgamentos são o começo de uma decepção lá na frente.
No final das contas, os relacionamentos são assim: pessoas diferentes, de criações diferentes, convivendo e aprendendo umas com as outras. A ideia de alguém ser “pra casar” cai a partir do momento em que as personalidades de um ou outro não estarem em sintonia, e isso independe dos comportamentos considerados “padrões” para homem ou mulher. Ache alguém que você ame e que seja emocionalmente compatível e pronto! Já temos aí a perfeita definição de pessoa “casável”.

Não entre na onda de julgar as meninas pelo comportamento. Converse, procure conhecer a pessoa antes de exprimir um juízo. Entenda o que a outra pessoa é e se dê essa chance de estar com alguém legal e que ambos se aceitem. “Casar” não é uma necessidade vital, e se você deixar esse filtro de lado pode usufruir ainda mais do que um relacionamento sadio pode te oferecer.

Afinal, mulher pra ficar ou pra casar? De preferência, pra ficar… junto. Casar é só uma consequência, e não precisa ser um “ponto final” a ser alcançado. Lembrem-se disso.