Moda: Aumente a durabilidade das suas roupas

Por Redação com Na Telinha 23/07/2014 00h12
Por Redação com Na Telinha 23/07/2014 00h12
Moda: Aumente a durabilidade das suas roupas
Foto: Na Telinha
Manter a qualidade de vida das suas roupas e o cheirinho de novo por mais tempo requer dois cuidados simples, mas com um resultado bem satisfatório: lavá-las e guardá-las corretamente.

A primeira medida é dar atenção aos cabides. Os modelos acolchoados são perfeitos para roupas delicadas, pois não machucam as peças. Atenção apenas na hora de posicioná-las, já que independente de ser alcochoado, madeira ou plástico, o ideal é que a roupa preencha toda a parte superior.

Quando for decidir quais peças serão penduradas no armário, opte por paletós, camisas, casacos, jaquetas e até vestidos. Tricô e malhas jamais, pois ambas correm o risco de esticar e uma vez feito, nunca mais voltam ao formato original. Estas, devem ficar nas gavetas.

Já as peças com elástico como calcinhas, sungas, meias, biquínis e maiôs nunca devem ser enroladas, como nos ensinam desde criancinha, pois acabam comprometendo sua elasticidade.

Organizando o seu espaço

O desejo por um grande closet nem sempre é possível. Porém, a falta dele não é motivo para deixar suas coisas desorganizadas, comprometendo a durabilidade, vida útil das suas roupas.

Então, para aproveitar melhor o seu espaço, guarde as peças da estação passada em organizadores, que podem ser distribuídos em maleiros ou debaixo da cama. Além de organização, você terá um motivo para colocar tudo em ordem a cada estação.

Você também pode doar roupas esquecidas no fundo das gavetas e que não pretende mais colocar em uso, vendê-las para um brechó ou montar um bazar, caso elas ainda estejam em estado de revenda. Compre roupas novas com o dinheiro arrecadado.

Dica: Na hora da compra, escolha peças que sejam realmente necessárias. Do contrário, você corre o risco de entulhar o seu armário novamente. E o que é pior, com peças que provavelmente irão ficar esquecidas lá dentro.

Os acessórios também merecem cuidados

De nada adianta cuidar das suas roupas e quando for escolher aquele acessório para compor o visual, descobrir que já não pode usá-lo mais. No caso das gravatas, elas devem ser mantidas esticadas.

O mesmo vale para os cintos de couro, que costumam quebrar com facilidade. Para evitar esse tipo de problema, tenha em seu guarda-roupa um lugar reservado para eles. Geralmente, os modelos já vem com um espaço indicado, mas se o seu não o tiver, a dica é pendurá-los em cabides.

No caso das pulseiras e colares, estes também devem ser mantidos esticados. Assim, evita-se que embolem um no outro. Quanto aos brincos, recomenda-se que sejam reservados separadamente. Caso contrário, podem haver choques, o que provocaria danos nas peças como, por exemplo, alguns arranhões.

Lavagem das roupas

A lavagem das roupas deve ser feita respeitando a orientação de cada peça. O primeiro passo a ser dado é separá-las pela cor. Por exemplo: preto de um lado, branco do outro e as coloridas no meio.

Nunca lave roupa branca junto com as coloridas. Assim como as toalhas de banho e rosto, toalha de mesa, pano de prato, lençol e fronha. Tudo deve ser lavado separadamente.

Tenha cuidado redobrado na hora de lavar as roupas tingidas. Às vezes, basta molhar um pouco para perceber a quantidade de tinta que sai, tornando o risco de descoloração ou manchas ainda maior.

As roupas leves como lingerie, seda e renda, devem sempre ser lavadas à mão. No caso de colocá-las na máquina, utilize aquele saquinho apropriado que, além de mantê-las separadas das outras peças, protege um pouco mais na hora da centrifugação.

Por fim, em caso de dúvidas, preste atenção no material que a sua roupa foi confeccionada e siga corretamente as instruções indicadas na etiqueta. Inclusive, quando chegar a hora de passar as peças.