Nova adutora do Agreste passa por teste e já chega em Lagoa da Canoa

Por Redação com Assessoria 15/07/2014 19h07
Por Redação com Assessoria 15/07/2014 19h07
Nova adutora do Agreste passa por teste e já chega em Lagoa da Canoa
Foto: Assessoria
A nova adutora do Agreste, construída por meio de parceria público-privada (PPP), está passando por testes de limpeza e de válvulas, que representam a parte final dos testes operacionais. A água captada no rio São Francisco, município de Traipu, já está chegando a Lagoa da Canoa, município próximo a Arapiraca, que é o destino final da obra.

Os testes são fundamentais para o bom funcionamento da adutora. A estação de tratamento de água (ETA) do novo sistema adutor do Agreste já está com 99% de suas obras prontas. As obras da adutora e da estação de tratamento, que fica situada em frente ao campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em Arapiraca, foram inspecionadas sexta-feira último por diretores da Casal.

A nova adutora do Agreste possui 57 quilômetros de extensão e vazão de 1.500 metros cúbicos por hora (m³/h). Com esse volume, a produção de água do sistema coletivo do Agreste duplicará, ou seja, passará para 3.000m³/h, beneficiando 400 mil pessoas em 10 municípios da região: Arapiraca, Craíbas, Igaci, Lagoa da Canoa, Girau do Ponciano, Campo Grande, Coité do Nóia, São Brás, Olho d’Água Grande e Feira Grande.