Top 10: momentos especiais da Copa do Mundo no Brasil

Por Redação com Natelinha 14/07/2014 16h04
Por Redação com Natelinha 14/07/2014 16h04
Top 10: momentos especiais da Copa do Mundo no Brasil
Foto: Divulgação / Band
Está quase na hora de fechar as cortinas e terminar o espetáculo, como diria o inigualável Fiori Gigliotti para a torcida brasileira. Mas uma Copa do Mundo tão boa como esta de 2014 rendeu momentos especiais dentro e fora das quatro linhas. Quando digo especiais, não falo apenas positivos. Alguns são também negativos. Nesses e naqueles, dependendo do ponto de vista do telespectador.

Não são necessariamente os 10 principais, mas são alguns dos principais os 10 momentos que compõem o top que segue:

1) Datena de cueca - Antes da Copa, José Luiz Datena prometeu que apresentaria o "Brasil Urgente" de cueca se não fosse o Brasil o campeão. Além de se destacar na narração na Band e no BandSports, o homem ainda cumpriu o que prometeu. Mas parece que não se deu por vencido. Só falta a Argentina ganhar neste domingo (13) e ele efetivamente raspar a cabeça. Depois do cuecão, o carecão?

2) Sempre foi beijada - Assim se chamaria o filme desta Copa se fosse estrelado por Sabina Simonato, diferentemente daquele com Drew Barrymore, "Nunca Fui Beijada". Um torcedor croata e outro português fizeram a repórter da Globo ser destaque no torneio.

3) Paixão transparente - Vários ex-jogadores foram comentaristas convidados da ESPN Brasil no Mundial. Muitos não esconderam a torcida por seus países e até invadiram o grito de gol do locutor, que o digam Rincón pela Colômbia e Loco Abreu pelo Uruguai. Nem Juan Pablo Sorín, que é efetivo da equipe da emissora, fez diferente ao não segurar a emoção com a Argentina na finalíssima.

4) Bom-humor alternativo - O Fox Sports 2 teve transmissões diferentes do Fox Sports e apostou na diversão e em piadas para ser um contraponto ao modelo tradicional. Paulinho Arapuan, Cadu Cortez e especialmente Paulo Bonfá fizeram o canal se tornar um espaço prestigiado por bastante gente. A união de Bonfá e Marco Bianchi em Suíça x Honduras foi o momento mais engraçado da Copa.

5) Cobertura máxima - O SporTV, em seu canal principal, prometeu e cumpriu um grande trabalho da Copa. Todas as 64 partidas com narrador e comentaristas diretamente dos estádios, única emissora brasileira a fazê-lo. Correspondentes estiveram em 12 países. Programas como "É Campeão", "Extra Ordinários" e "Madruga SporTV" também atingiram enorme repercussão.

6) "Bravo guerreiro" - Minha opinião sobre isso deixei em artigo anterior, mas que não dá para deixar de considerar como gafe da Copa o "Nederland" dito pela Adriana Reid no BandSports, ao ver o Robben, não dá. Até agora tem gente tirando casquinhas disso.

7) "Bola-Bola" na noite - Após quatro Copas na Globo, Paulo Roberto Falcão voltou à telinha pelo Fox Sports com o "Boa Noite Copa", onde teve sua apresentação elogiada.

8) Exercício vocal - Nos tempos cada vez mais digitalizados das comunicações, o delay no retorno é um perigo constante. Patrícia Poeta que o diga com a já histórica "bufada" assim que o "Jornal Nacional" voltou do intervalo comercial.

9) Embalos a dois - Foram poucos segundos durante o pré-jogo matinal de Brasil x Chile na Globo, mas segundos suficientes para a imagem de Alex Escobar e Sandra Annenberg dançando no estúdio com visão para o Mineirão ser bastante divertida.

10) Cuidado com o que fala - Sim, ele justificou dessas e daquelas maneiras, bem ao seu estilo que não agrada a todos, até muito ao contrário. Mas ainda assim, não pegou nada bem Eduardo "Peninha" Bueno chamar o Nordeste de "bosta" no "Extra ordinários".