Patrimônio Vivo de Alagoas elogia projeto Cultura na Praça

Por Redação com Assessoria 08/07/2014 10h10
Por Redação com Assessoria 08/07/2014 10h10
Patrimônio Vivo de Alagoas elogia projeto Cultura na Praça
Foto: Divulgação
A cultura em Arapiraca sempre convergiu. A cidade, devido à sua localização no meio do estado de Alagoas, tem atraído os olhares e ouvidos de todos os cantos. Um ponto central para este encontro de artistas é o projeto Cultura na Praça.

O evento ocorre todas as segundas-feiras na Praça Luiz Pereira Lima, bairro do Centro, com o comando do mestre Afrísio Acácio do Acordeon, sempre a partir das 8h, tendo o apoio da Prefeitura de Arapiraca.

Isto acontece, com efeito, pelo fato de neste dia, segunda-feira, haver a tradicional Feira Livre de Arapiraca e reunir muito forró pé-de-serra, coco de roda, vaqueiros aboiadores, emboladores, sanfoneiros, repentistas e artistas regionais de várias cidades vizinhas também, posto que, tendo então caráter turístico, o projeto junta munícipes do Agreste e Sertão alagoano.

Deste modo, o folclorista, escultor autodidata, historiador da cultura popular, escritor, poeta e membro-fundador da Academia Arapiraquense de Letras e Artes (Acala), Zezito Guedes, 76, que recebeu recentemente o registro de Patrimônio Vivo de Alagoas, elogiou a investida.

“É uma maravilha que algo assim, esse encontro semanal, aconteça em nossa cidade”, diz o paraibano radicado em Arapiraca, ressaltando que artistas do calibre de Hermeto Pascoal descobriu os sons da cultura popular na própria feira livre do município, considerada uma das maiores do Nordeste.

Zezito realizou, durante sua vida artística, dezenas de mostras de arte nas cidades de Arapiraca, Marechal Deodoro, Maceió, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Aracaju, Recife, Ouro Preto-MG e até na Itália, quando acompanhou os ilustres escritores Graciliano Ramos e Jorge de Lima.

Ele lançou livros e ensaios diversos, como “Cantigas das Destaladeiras de Fumo”, “A Feira de Arapiraca”, “Folclore da Seca”, “Tabira e Outras Manifestações Populares” e “Arapiraca Através do Tempo”, alguns deles publicados pela Fundação Joaquim Nabuco, de Pernambuco, e pela Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal).

Em 2009, a Prefeitura de Arapiraca inaugurou o Museu Zezito Guedes, na Praça Luiz Pereira Lima – onde há uma arena montada para projetos como o Cultura na Praça. Na instituição museológica, há amplo acervo do escultor de madeira, gesso, ferro e pedra, com objetos pessoais, fotografias e obras do mestre do Patrimônio Vivo de Alagoas, além de material histórico que conta a formação e o desenvolvimento da cidade de Arapiraca.