3º BPM realiza Curso de Preservação do Local de Crime em Arapiraca

Por Redação com Assessoria 30/05/2014 09h09
Por Redação com Assessoria 30/05/2014 09h09
3º BPM realiza Curso de Preservação do Local de Crime em Arapiraca
Foto: Assessoria
Ocorreu nos dias 28 e 29 de maio deste ano, no 3º BPM sediado em Arapiraca, o Curso de Preservação de Local de Crime, ofertado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública - SENASP - em parceria com a Secretaria de Defesa Social – SEDS.

O curso é ministrado por oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros e peritos criminais. A capacitação é dividida em duas turmas. A primeira, com ênfase em preservação e isolamento de local de crime, é composta por policiais e bombeiros militares e agentes do SAMU. A segunda turma com foco em investigação em local de crime é composta por policiais civis.

O curso envolve vários tipos de informações para uma completa melhoria no trabalho em locais que deixam indícios e vestígios da atividade criminal. A malha curricular ebnvolve conhecimentos de Relacionamento com a Mídia; Providências Preliminares em Local de Crime; Noções de Perícia em Local de Crime; Técnicas de Preservação e Isolamento de Local de Crime; Noções Básicas sobre Preservação e Isolamento de Local de Crime; e Investigação Preliminar e Relatório de Local de Crime.

Foram 16 horas/aula e no término os alunos puderam mostrar os conhecimentos aprendidos através de uma prova prática realizada na área do próprio Batalhão.

Eles se revezaram em uma cena improvisada de um homicídio, cada qual com seu papel específico. Tendo assim, aa presenças do policial militar que normalmente é o primeiro a chegar, afastando as pessoas e isolando o local, a equipe de reportagem que vem fazer a notícia, populares e familiares na área, equipe do SAMU e Corpo de Bombeiros , além de integrantes da Polícia civil com seus agentes e peritos criminais para a avaliação e investigação do ocorrido.