Polícia apresenta balanço de operação em Arapiraca

Por Redação com Assessoria 08/05/2014 22h10
Por Redação com Assessoria 08/05/2014 22h10
Polícia apresenta balanço de operação em Arapiraca
Foto: Assessoria
O delegado regional de Arapiraca, Mário Jorge Barros, divulgou nesta quinta-feira (08) o resultado parcial de uma operação desencadeada no início da noite de ontem, com a intenção de localizar e prender um grupo criminoso, que agia em Arapiraca e região circunvizinha.

Diversas denúncias sobre o grupo chegaram à polícia e após dois meses de intensas investigações e diligências, a Polícia Civil chegou a organização criminosa, comandada por Kelvis Lucas de Carvalho. O delegado regional montou a operação, que teve início no dia de ontem e ainda está em andamento.

“Kelvinho”, 18, como era conhecido, é acusado de praticar diversos assaltos, homicídios e é apontado como líder da quadrilha.

Durante as investigações, a polícia levantou a ficha criminal e descobriu que com apenas 12 anos, “Kelvinho” assassinou duas jovens no bairro Manoel Teles, em Arapiraca, por motivo torpe. O motivo seria uma paquera não correspondida, entre ele e as adolescentes, que foram assassinadas com mais de dez tiros.

Ainda de acordo com o trabalho policial, já com 15 anos, após uma discussão com um vigia da Loja D Pascoal, que reconheceu e apontou Kelvis Lucas, como o responsável por ter assaltado o estabelecimento comercial. O vigia foi morto com diversos disparos de arma de fogo.

Em dezembro do ano passado, a organização criminosa, com a participação de Yago Oliveira de Araújo, matou um homem com diversos tiros pelas costas.

Por este crime, eles chegaram a ser presos em flagrante por militares, portando duas armas de fogo usadas no crime. Na ocasião, foram autuados pela Polícia Civil, e depois foram liberados pela Justiça.

Já em abril de 2014, roubaram um Eco Sport e uma motocicleta Bros, usando armas de fogo e agindo com bastante violência. Na época um deles: Ailton Barbosa, 19, foi preso em flagrante.

A organização criminosa praticava diversos roubos de motos e estabelecimentos comerciais como: Farmácias, Clínicas, óticas e Joalheria.

No último dia 06, eles praticaram um latrocínio, em Palmeira dos Índios, quando mataram o empresário Domingos Rubinaldo Brás da Silva, 46 anos, conhecido como Rubens relojoeiro, assassinado logo pela manhã, dentro do seu estabelecimento, no Centro, após ser abordado por quatro homens em duas motocicletas, que anunciaram um assalto.

Um dos acusados, que fazia parte da quadrilha, identificado como Marcos Antônio foi morto durante esse crime.

Após roubar uma motocicleta Yamanha, uma L200 Triton , e um Celta preto, com placas de São José da Coroa Grande-PE, o grupo se preparava para realizar um arrastão em postos de combustíveis da região, mas foram surpreendidos na ação policial de hoje.

Na noite de ontem, ao perceberem a presença da Polícia Civil, os criminosos começaram um intenso tiroteio. A polícia iniciou uma perseguição ao grupo e, nas margens da rodovia que interliga Arapiraca a Coité do Nóia, no sítio Poção, o líder do grupo foi atingido, enquanto os demais conseguiram inicialmente fugir do local.

Ele foi socorrido na UE (Unidade de Emergência do Agreste), porém não resistiu e faleceu.

Durante toda a madrugada de hoje os policias civis empreenderam buscas e conseguiram prender mais dois integrantes: Arthur Daniel de Freitas da Silva, 19 e Matheus dos Santos Silva, 18.

Com a dupla foi encontrada uma motocicleta Yamaha YBR vermelha, que foi reconhecida na manhã de hoje pela vítimas, que confirmaram a participação deles no roubo.

Foi recuperada também a L 200 Triton, a motocicleta Yamaha e o Celta, placa PEJ-7577, além de um revólver calibre 38 com numeração suprimida, cinco munições deflagradas e uma intacta.

Segundo Mário Jorge, a operação ainda não foi concluída. “As buscas continuam para que sejam presos os demais membros da quadrilha”.

Com a desarticulação da quadrilha, a Polícia Civil acredita no declínio de roubos, visto que ela era responsável por mais de 70% desse tipo de crime praticado em Arapiraca e na Região.

O delegado regional informou ainda que parte da quadrilha já se encontra presa: José Anderson, João Mar, Ramon Rocha e Carlos Alberto Oliveira Silva.

Toda a parte investigativa, diligências e ação durante a operação contou com as equipes dos delegados do Rômulo Andrade, do 52º Distrito Policial (DP), Gustavo Xavier (54º DP) e Thales Araújo (55º DP).

O grupo criminoso foi representado pelo delegado regional e os mandados de prisões temporárias foram expedidos pelo juiz titular da 8ª. Vara Criminal de Arapiraca, Sóstenes Alex.

Nesta tarde, Mário Jorge reforçou a importância da participação da população em denunciar, agradeceu o empenho de todos os policiais envolvidos na operação e do apoio dispensado pela direção da PC.

“Solicito que a sociedade continue denunciando sempre que tiver conhecimento de algum crime por meio do disque denúncia 181 e ressalto o apoio que recebemos do delegado-geral Carlos Reis e do diretor de Polícia Judiciária da Área 2, Nilson Alcântara, como também agradeço o empenho de todos os policiais envolvidos, que contribuíram para o sucesso desta operação ”, concluiu.