Semáforo é acionado no cruzamento das avenidas Ceci Cunha e Elvira Barbosa

Por Redação com Assessoria 23/04/2014 18h06
Por Redação com Assessoria 23/04/2014 18h06
Semáforo é acionado no cruzamento das avenidas Ceci Cunha e Elvira Barbosa
Foto: Assessoria
Para a maior fluidez do trânsito no município, a Prefeitura de Arapiraca acionou na manhã desta quarta-feira (23), o semáforo do cruzamento entre as avenidas Ceci Cunha e Elvira Barbosa, no trecho que compreende parte da construção do Anel Viário da cidade, no bairro Itapoã.

Após determinação e compromisso da prefeita Célia Rocha (PTB), a Secretaria Municipal de Obras e Viação concluiu parte da pavimentação das ruas do bairro que terá mais de 26 mil metros quadrados de pavimento e asfalto. A prefeita visitou o local antes dos serviços de pavimentação começarem.

“Estas obras de infraestrutura já contemplam a construção do Anel Viário que será uma obra grandiosa para Arapiraca e vai ampliar o tráfego da cidade, dando mais oportunidades de acesso à cidade”, disse Célia Rocha.

Segundo o titular da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Ricardo Teófilo, o semáforo neste cruzamento vai proporcionar segurança e fluidez ao trânsito que também faz parte do Plano de Mobilidade Urbana da cidade, proposto pela prefeita Célia Rocha, no sentido de melhorar e expandir a malha viária e o fluxo de veículos em toda a região.

“Com parte desta obra de pavimentação da Avenida Elvira Barbosa Lopes concluída, acionamos o semáforo com a Ceci Cunha para que o trânsito nesta área tenha mais fluidez e os condutores possam transitar em segurança”, ressaltou Ricardo Teófilo.

Ele afirmou, também, que a nova via de trânsito pela Elvira Barbosa Lopes beneficiará os condutores que precisarem ir para a rodovia AL-110, sem ter que passar pela rodovia AL-220. E também para quem precisa ir para a Avenida Ceci Cunha com mais rapidez e segurança.

“Também faz parte do Anel Viário, a construção de uma rotatória na AL-110 com a Elvira Barbosa Lopes para melhorar o trânsito de acesso à cidade”, explicou Teófilo.

Para o secretário de Obras e Viação, Moyses Montenegro, o compromisso da prefeita Célia Rocha é dar viabilidade a todas as ruas do município.

"Este nosso foco maior no Itapoã está acontecendo por ela entender que o bairro precisava há muito de pavimentação para melhorar o fluxo de trânsito e serviços", disse Moyses Montenegro.

Sinalização na via

Com a instalação e acionamento do semáforo, a SMTT colocou a sinalização vertical e horizontal, além de ter fechado o primeiro retorno após o semáforo para evitar congestionamentos no local. Para acionar o semáforo, a Secretaria Municipal de Obras e Viação retirou as tubulações de concreto que estavam fechando o cruzamento no canteiro central da Avenida Ceci Cunha.

Segundo o diretor de Sinalização e Fiscalização do Departamento de Trânsito da SMTT, Epitácio Pita, todas as conversões à esquerda no cruzamento semafórico estarão proibidas. Assim como fazer o retorno no semáforo também.

“Esta medida torna o cruzamento mais seguro e os condutores só poderão seguir em frente ou virar à direita”, frisou Pita.

As placas de regulamentação de ‘Siga em frente ou à direita’ (R-25d), de ‘Proibido virar à esquerda’ (R-4a) e de ‘Proibido retornar à esquerda’ (R-5a) estão todas distribuídas nos quatro cantos do cruzamento.

Assim como duas faixas de pedestre com faixa de retenção nos dois lados da Avenida Ceci Cunha. O semáforo de dois tempos, em que os veículos param simultaneamente, deixando a passagem livre para os veículos da outra via e vice-versa foi acionado pela manhã e está sendo supervisionado por agentes de trânsito da SMTT.

“É importante mantermos agentes de trânsito aqui neste cruzamento para que os condutores e pedestres se acostumem com esta nova sinalização”, explicou Ricardo Teófilo.