CRB perde para o ASA, mas faz valer vantagem e se garante na decisão

Por Jefferson P. com Globoesporte.com 20/04/2014 19h07
Por Jefferson P. com Globoesporte.com 20/04/2014 19h07
CRB perde para o ASA, mas faz valer vantagem e se garante na decisão
Foto: Ailton Cruz / Gazetaweb
O CRB garantiu a classificação para as finais do Campeonato Alagoano. Apesar da vantagem de poder ser derrotado por dois gols de diferença neste domingo, no Rei Pelé, o Galo não teve vida fácil diante da torcida. Foi na conta do chá. O ASA correu muito, perdeu chances e venceu por 2 a 0, resultado insuficiente para passar de fase. O time regatiano não fez um bom jogo, mas não precisava. A vitória também por 2 a 0 em Arapiraca já havia feito o serviço. Os gols da partida em Maceió foram marcados por Didira, no primeiro tempo, e Rafael Gava, perto do fim da segunda etapa.

Capitão regatiano, Denílson não reclamou da atuação da equipe. Para ele, o CRB fez valer a vantagem conquistada no primeiro jogo da semifinal.

- Não jogamos nada, mas estamos na final. Jogamos com o regulamento. Fizemos dois lá e aqui tomamos dois, mas estamos classificados. Vamos trabalhar muito para buscar esse título - declarou o atacante.

Artilheiro do estadual, com 15 gols, Lima perdeu uma ótima oportunidade na segunda etapa, mas disse que o ASA saiu de campo com a certeza do dever cumprido.

- Fizemos um grande jogo. Não é fácil você vir a Maceió e vencer o CRB por 2 a 0. Dominamos o jogo, criamos e quase conquistamos o resultado que precisávamos. Mas saímos de cabeça erguida. Vamos pensar agora na disputa da Série C.

No dia 30, o CRB vai enfrentar o Coruripe na primeira partida das finais do Alagoano e já garantiu as vagas na Copa do Brasil e Nordestão de 2015. Antes da decisão, ainda enfrenta o São Paulo na próxima quarta-feira, às 22h, no Estádio Rei Pelé. O jogo é válido pela segunda rodada da Copa do Brasil.

Técnico do ASA, Beto Almeida adiantou as peças para tentar inverter a boa vantagem do CRB. Para isso, apostou no meia Thallyson na lateral esquerda e trocou o volante Rai por Rafael Gava, jogador com mais qualidade no passe. O Alvinegro foi presente no campo adversário desde o início do jogo, com Bruno Carvalho dando muito trabalho aos marcadores pela esquerda. Numa escapada, aos 10, Bruno perdeu ótima chance na frente de Júlio Cesar, arrematando para fora.

O CRB era mais cauteloso que no jogo em Arapiraca. Podendo perder por até dois gols de diferença, o Galo tentava fechar as linhas de marcação e avançar em subidas de Diego Rosa e Marcelo Maciel. Assim, criou oportunidade aos 12, quando Diego tocou em profundidade para o atacante, mas viu a bola ficar nas mãos do goleiro Marcão.

O ASA estava melhor, mas havia um pedra no caminho. O goleiro Julio Cesar fez duas grandes defesas em chute de Rafael Gava, de fora da área, e cabeçada à queima-roupa de Ramazotti, para baixo. O CRB tentava apenas destruir as jogadas do adversário. Ofensivamente, o time era quase nulo, facilitando o trabalho dos defensores. O castigo veio aos 39 minutos. Thallyson fez linda jogada pela esquerda e acionou Rafael Gava, que errou o passe para o meia Didira, mas teve sorte. Marcus Vinícius cortou mal e Didira recebeu livre na área, avançou e encheu o pé esquerdo, abrindo o placar no Rei Pelé. Antes do fim da etapa inicial, Bogé lançou para Paulo Sérgio, que chegou à linha de fundo, pela direita, e tocou para trás. Antes da chegada de Denílson, a defesa alvinegra afastou o perigo, garantindo a vitória parcial.

Treinador do CRB, Eduardo Souza estava preocupado com a baixa qualidade no passe e resolveu mandar o time para o segundo tempo com Diego Aragão no lugar do volante Bogé. A ordem era segurar a bola e tirar o ímpeto do adversário. O Galo apresentou armas aos três minutos. Marcus Vinícius roubou a bola no campo defensivo, disparou e acionou Denílson, que deu um lindo lançamento para Diego Rosa. O meia bateu colocado, buscando o canto esquerdo de Marcão, mas a bola saiu por pouco.

O ASA não repetiu na etapa final a boa apresentação do primeiro tempo. O CRB intensificou a marcação e, se aproveitando do desgaste do adversário, controlou mais o jogo, mesmo sem estar inspirado. Numa bobeira do sistema de marcação regatiano, o Alvinegro teve uma chance incrível para ampliar o placar aos 17 minutos. Alex Henrique acertou um belo chute na trave de Julio Cesar, que caiu para tentar defender. Na sobra, com o goleiro no chão, Didira finalizou para fora, perdendo uma oportunidade claríssima de gol.

Depois dos 30, Beto trocou o lateral Leandrinho pelo centroavante Lima e mandou o time alvinegro ir para o abafa. Quase deu certo cinco minutos depois. Cristiano Gaúcho cruzou da esquerda e, no meio da zaga, Lima testou na rede pelo lado de fora. O ASA não desistiu e marcou o segundo gol aos 43 minutos. Rafael Gava bateu falta pela esquerda e acertou o ângulo de Julio Cesar, colocando fogo no clássico. Os minutos finais foram marcados pelo desespero da torcida regatiana. O Alvinegro intensificou a pressão e ainda perdeu uma chance clara aos 44, com Tiago Baiano, que chutou para fora.