Campanha educativa na Semana Santa exige ‘reflexão no trânsito’

Por Assessoria 15/04/2014 08h08
Por Assessoria 15/04/2014 08h08
Campanha educativa na Semana Santa exige ‘reflexão no trânsito’
Foto: Já é notícia
Reflexão sobre a vida é a chave da campanha educativa de trânsito durante a Semana Santa que a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) vai levar às ruas de Arapiraca nesta terça-feira (15) e amanhã, quarta-feira (16), das 9h às 11h da manhã.

Por determinação da prefeita Célia Rocha (PTB), a campanha será executada pela equipe do Departamento de Educação para o Trânsito (DET), do órgão municipal e será realizada em quatro pontos distintos da cidade com distribuição e panfletos sobre a ‘Lei Seca’ com o título “Eu Sou Amigo da Vida”, além de distribuição de sacolas para câmbio de carro (lixeirinhas).

Segundo o titular da SMTT, Ricardo Teófilo, a Semana Santa é um momento de reflexão para avaliar a vida e no trânsito para respeitar as leis, a sinalização, o limite de velocidade, enfim, avaliar o que de fato leva ao aumento dos índices de acidentes e trabalhar para amenizar essa situação.

“Vamos focar para os condutores e pedestres que é importante pensar sobre os fatores que levam tantas mortes no trânsito e que podemos prevenir os acidentes na maioria das vezes, alertando mais uma vez que dirigir não combina com a ingestão de bebidas alcoólicas”, afirmou Teófilo.

O superintendente da SMTT alerta também para o feriado prolongado, uma vez que o feriado da Semana Santa, a Sexta da Paixão, será na sexta-feira (18) e culminará com o feriado de Tiradentes, na segunda-feira (21).

“Será um feriado prolongado e as pessoas que forem viajar terão que não só ter direção defensiva ao dirigir, mas também fazer uma vistoria ou manutenção no veículo para viajar tranquilo e com segurança”, alertou Ricardo Teófilo.

Pontos distintos

De acordo com o diretor do DET, Francisco José Pereira Silva, a campanha educativa da Semana Santa será realizada em pontos distintos da cidade. Cinco equipes compostas por agentes de trânsito, recém-concursados, vão abordar condutores e pedestres em quatro localidades da cidade, além de postos de combustíveis.

No horário das 9h às 11h da manhã, as equipes vão estar no Largo Dom Fernando Gomes (Centro), Praça Padre Cícero (bairro Eldorado), Praça Pereira Magalhães (bairro Cacimbas) e Parque Ceci Cunha, entre as ruas Delmiro Gouveia e Governador Luiz Cavalcante (Centro).

“Nosso trabalho será conscientizar as pessoas quanto a importância de respeitar as leis de trânsito e para os forem viajar dirigir com cuidado redobrado nas rodovias que cruzam o estado”, disse Francisco José.

Nos postos de combustíveis serão distribuídos panfletos educativos sobre “Dicas de Viagem”, “Manutenção de Veículos”, “Operação Lei Seca” e sacolas de câmbio.