Enfermeiro do HGE critica profissão e causa polêmica nas redes sociais

Por Redação, atualizada às 17h08 13/04/2014 15h03
Por Redação, atualizada às 17h08 13/04/2014 15h03
Enfermeiro do HGE critica profissão e causa polêmica nas redes sociais
Foto: Reprodução/Youtube
Um enfermeiro do Hospital Geral do Estado (HGE) em Maceió, ajudado por companheiros de profissão, gravou um vídeo criticando a profissão e suas tarefas.

No início, ele rotula negativamente Florence Nightingale (1820 - 1910), a criadora da moderna enfermagem, afirmando que ele devia tá louca quando acordou e pensou em criar cuidados de enfermagem.

Na sequencia, ele cita como deve ter sido o enredo que deu origem a profissão. Critica também o plantão noturno e o banho no leito. Palavras de baixo calão são usadas com muita frequencia durante o discurso.

O vídeo está repercutindo nas redes sociais, Facebook e WhatsApp. Enfermeiros do estado estão revoltados com a postura, que chamam de antiética, do colega de trabalho.

Veja o vídeo na íntegra.



O Sindicato dos Enfermeiros de Alagoas (SINEAL) emitiu nota repudiando o tratamento dado aos profissionais de enfermagem na sátira. .

Leia a nota na íntegra:

Em face de um vídeo veiculado nas redes sociais, o Sindicato dos Enfermeiros de Alagoas (SINEAL) vem a público repudiar o lamentável fato ocorrido nas dependências de um estabelecimento de saúde do Estado, que atente a toda a população alagoana.

Como representante da categoria, o SINEAL repudia toda e qualquer forma de tratamento depreciativo com a Enfermagem e Enfermeiros. A Enfermagem, que traz em sua história um belo e crucial trabalho para a saúde pública brasileira desde os tempos do Brasil Colônia, tem imprimido em sua lista de serviços prestados à sociedade a marca da ética e dedicação cuja maior característica é a honrosa missão de cuidar. Cuidar da vida, cuidar do paciente, cuidar da saúde.

Chegou ao conhecimento desta entidade, que o comentário seria fruto de uma brincadeira, e a despeito do comportamento inadequado, seria um bom profissional, tecnicamente falando, o que não o exime do equívoco.

A presidente, Renilda Barreto, conclui o lamentável episódio como algo localizado, que jamais vai macular a imagem de seriedade, de ética e de profissionalismo de uma categoria forte, unida e séria.

A Direção do SINEAL