Morre Francisco Alberto Salles, presidente da Fundação Casa do Penedo

Por Redação com Aqui Acontece 18/09/2018 12h12 - Atualizado em 18/09/2018 15h03
Por Redação com Aqui Acontece 18/09/2018 12h12 Atualizado em 18/09/2018 15h03
Morre Francisco Alberto Salles, presidente da Fundação Casa do Penedo
Dr. Francisco Alberto Salles faleceu aos 78 anos - Foto: Divulgação
O presidente da Fundação Casa do Penedo, Dr. Francisco Alberto Salles, faleceu aos 78 anos, na manhã desta terça-feira (18), em Brasília, vítima de sérios problemas de saúde. Há algum tempo, o penedense, de grandes serviços prestados ao município ribeirinho, lutava contra um câncer agressivo.

Curiosamente, Dr. Salles, que tinha o sonho de ver o Chalé dos Loureiros recuperado, morreu três dias após o secular prédio ser entregue à população local, totalmente restaurado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), através do PAC Cidades Históricas.

Durante a solenidade de inauguração, realizada no último sábado, Dr. Salles foi homenageado e, mesmo não estando presente por conta de sua saúde fragilizada, ficou muito feliz e se sentiu realizado em ver, depois de tanto tempo, o prédio ser recuperado para muito em breve abrigar o Museu do São Francisco.

Logo após a confirmação da morte do ilustre penedense, o amigo e juiz de Penedo, Claudemiro Avelino de Souza, compartilhou uma mensagem nas redes sociais em que destaca um pouco da biografia do Dr. Salles, que era um ferrenho defensor do desenvolvimento da cidade ribeirinha.

Confira a mensagem:

“Tomba de vez nessa manhã o Presidente da Fundação Casa do Penedo, Dr. Francisco Alberto Sales. Filho natural da nossa vetusta Penedo, nascido aos 19/11/1939 e falecido hoje, 18/09, na cidade de Brasília, em decorrência de problemas clínicos. Há muito já vinha enfrentando tratamento contra um câncer. Idealizador, mecenas e fundador da Fundação Casa do Penedo, inaugurada em 1992, e que recentemente comemorou suas bodas de prata. Médico, escritor, cronista, deu à cultura das Alagoas, além da sua dedicação à preservação da memória, as obras Arruando para o Forte - 2003; Elysio de Carvalho - 2000; Lições arquivadas: Jornalismo, Política e Literatura em Alagoas, dentre outros. Era membro do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas e membro da Academia Alagoana de Letras. Agraciado com inúmeras comendas, a exemplo da oferecida pelo IPHAN para homenagear Personalidades da Cultura Nacional. Deixa um exemplo de perseverança e persistente luta para preservação da memória alagoana”.