Dados da SSP/AL apontam que, em um ano e 7 meses, 151 mulheres foram mortas em Alagoas

Por Redação com Gazetaweb.com 17/08/2018 15h03 - Atualizado em 17/08/2018 18h06
Por Redação com Gazetaweb.com 17/08/2018 15h03 Atualizado em 17/08/2018 18h06
Dados da SSP/AL apontam que, em um ano e 7 meses, 151 mulheres foram mortas em Alagoas
Foto: Reprodução/Internet
A estudante Janaína Ferreira da Silva, 18 anos, assassinada a tiros no início desta semana, em Santana do Ipanema, é mais uma vítima que consta na estatística apresentada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL).

De acordo com o levantamento, mais de 150 mulheres foram assassinadas em Alagoas, de 2017 até esta sexta-feira (17).

No ano passado, foram 114 casos de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) nos municípios alagoanos. Já este ano, já são 37 registros, ainda segundo a SSP.

"Na verdade, o homicídio contra a mulher em Maceió representa 4% do homicídio no geral. Ao todo, 96% das vítimas são homens. Tudo isso em relação a 2018, na capital. E eu diria que 90% ou mais dos assassinatos de mulheres têm relação com o tráfico de drogas", conta o coordenador da Delegacia de Homicídios da Capital (DHC), delegado Eduardo Méro.

Segundo o delegado, em alguns casos, a vítima sequer tem envolvimento com o tráfico de drogas ou facção criminosa. "Mas ela acaba assassinada pelos traficantes em razão da simples suspeita de ligação com algum grupo rival. Do contrário, acaba sendo morta por envolvimento direto ou indireto com o tráfico", reforça o coordenador da DHC.

A SSP, por sua vez, explica que o governo estadual tem trabalhado no sentido de se prevenir a violência contra a mulher. "Em razão dos elevados índices, como os da Lei Maria da Penha, precisamos levar em consideração que as mulheres estão mais confiantes e que, por isso, passaram a denunciar a agressão sofrida. O estado tem ofertado a Patrulha Maria da Penha, que vem assistindo mulheres em situação de risco, além do aparato de investigação pelas polícias e da parceria com outras secretarias", diz a secretaria.

Ontem, quinta-feira (16), foram publicados outros dados da SSP/AL apontando que, somente este ano, já são quase três mil as ocorrências relacionadas à Lei Maria da Penha em todo o estado de Alagoas.