Oftalmologistas se reúnem para realizar 500 atendimentos gratuitos em Maceió

Por TNH1 16/08/2018 09h09 - Atualizado em 16/08/2018 12h12
Por TNH1 16/08/2018 09h09 Atualizado em 16/08/2018 12h12
Oftalmologistas se reúnem para realizar 500 atendimentos gratuitos em Maceió
Oftalmologistas se reúnem para realizar atendimentos gratuitos - Foto: Clínica de Olhos Guarnieri
Cinco clínicas de Maceió vão reunir oftalmologistas de várias partes do país para atender cerca de 500 crianças e idosos de instituições de caridade. A ação vai acontecer no dia 03 de setembro (segunda-feira) e faz parte das atividades do Congresso Brasileiro de Oftalmologia (CBO2018), que será iniciado dois dias depois – entre os dias 05 e 08, no Centro de Convenções de Maceió, com especialistas brasileiros, estrangeiros e acadêmicos, para discutir inovações tecnológicas, casos clínicos recentes e o desenvolvimento de medicamentos para a oftalmologia.

A coordenação local é feita pelo presidente da Sociedade Alagoana de Oftalmologia, Carlos Anchieta. “Não será aberto ao público. Os atendimentos serão agendados previamente pelos organizadores, com os pacientes da Casa do Pobre, Mãos que ajudam, Lar São Francisco de Assis, Lar das Meninas, Lar São Domingos, e Abrigo Luiza de Marillac”, explicou.

Os pacientes serão distribuídos entre as clínicas IOM, Oculare, Hospital de Olhos Santa Luzia, Instituto da Visão e Hoftalmo. Ao fim dos atendimentos, serão ofertados gratuitamente óculos, numa parceria do CBO2018, Óticas Carol e Essilor. Os vouchers desses óculos serão entregues no dia 07/09, logo após o CBO Esportes – Corrida pela Visão, que ocorre às 6h30 da manhã na praia da Ponta Verde. Já para os idosos que precisem de intervenções cirúrgicas como glaucoma e catarata, o procedimento será imediatamente marcado no Sistema Único de Saúde (SUS).

Os presidentes do CBO2018, João Marcelo Lyra e Mário Jorge Santos, destacaram que a ação mostra a preocupação dos oftalmologistas com a parte social. “São esperados quatro mil médicos de todo o Brasil presentes em Alagoas para discutir inovação e os avanços da oftalmologia. Antes disso, alguns deles se dispuseram voluntariamente a contribuir com quem precisa”, declarou João Marcelo.

“Esta ação terá uma grande importância social e, principalmente, educacional. Durante a divulgação será possível passar para a população a grande importância do exame de refração para prescrição de óculos, a ser realizado por um médico oftalmologista. Muitas vezes, durante estes exames, são detectadas doenças graves que estão sem nenhum sintoma. O diagnóstico e tratamento precoce são fundamentais para a grande maioria das doenças que atingem a visão”, declarou o oftalmologista Davi Lucena, presidente da Sociedade Norte-Nordeste de Oftalmologia.