Alagoas tem oito candidatos ao Senado e eleitor pode votar até em dois

Por Paulo Marcello com TSE 08/08/2018 21h09 - Atualizado em 09/08/2018 00h12
Por Paulo Marcello com TSE 08/08/2018 21h09 Atualizado em 09/08/2018 00h12
Alagoas tem oito candidatos ao Senado e eleitor pode votar até em dois
Urna eletrônica ilustrativa - Foto: internet
Alagoas tem oito candidatos ao Senado nas eleições deste ano, de acordo com as convenções partidárias que foram realizadas até o último domingo (5). Dois candidatos concorrem à reeleição, Renan Calheiros (MDB) e Benedito de Lira (Progressistas); um é deputado federal, Maurício Quintella (PR) e outro deputado estadual, Rodrigo Cunha (PSDB).

Os outros são: Cícero Albuquerque (PSOL), professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal); Flávio Moreno (PSL), policial federal; Osvaldo Maciel (PCB), professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal); e Sérgio Cabral (Patriotas), que já disputou a eleição para prefeito de Maceió. Cada eleitor poderá votar até em dois candidatos para o Senado.

Às vésperas das eleições, o voto para dois candidatos ao Senado continua gerando confusão no eleitorado, mesmo com as campanhas de esclarecimento promovidas pela Justiça Eleitoral. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), uma das principais causas da possível lentidão no dia da eleição é o desconhecimento da existência de duas vagas para o cargo e que o voto duas vezes no mesmo candidato levará à anulação do segundo voto.

O TSE orienta os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) ou cartórios que promovam ações para esclarecer e treinar os eleitores. Para isso, serão sugeridas demonstrações com a urna eletrônica nas praças e comunidades além de palestras de esclarecimento em eventos e escolas.