TJ aumenta velocidade da internet em unidades judiciárias e melhora serviços

Por Redação com Dicom - TJ/AL 20/07/2018 11h11 - Atualizado em 20/07/2018 14h02
Por Redação com Dicom - TJ/AL 20/07/2018 11h11 Atualizado em 20/07/2018 14h02
TJ aumenta velocidade da internet em unidades judiciárias e melhora serviços
Foto: Dicom - TJ/AL
O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) aumentou a velocidade da internet, de 2 MB para 10 MB, de 16 unidades judiciárias de Maceió, Água Branca, Arapiraca, Canapi, Colônia Leopoldina, Girau do Ponciano e Maravilha. Até o dia 31 deste mês, também haverá maior velocidade de acesso à web nos fóruns de Rio Largo e Arapiraca, além da Escola Superior de Magistratura (Esmal).

O trabalho, gerenciado pela Diretoria de Tecnologia da Informação (Diati), começou em maio deste ano. A expectativa é atualizar a velocidade de conexão de todas as comarcas até setembro. De acordo com a Diati, a nova conexão é por fibra ótica, o que trará mais segurança e estabilidade.

A mudança já pode ser vista no dia a dia do Judiciário, como explica José Baptista, diretor da Diati. “Essa atualização é fundamental, uma vez que vai dar mais agilidade à utilização da ferramenta E-Saj, que é a base do processo judiciário eletrônico aqui em Alagoas, e do sistema de videoconferência. A população das comarcas terá servidores trabalhando com esses recursos de forma mais produtiva, através das melhorias implantadas” afirmou.

O analista de sistemas Arthur Barreto dos Anjos, da Diati, explica ainda que, em vários interiores, a conexão é via rádio, por conta das condições de acesso nas cidades. “Através desse processo de implementação, haverá a mudança para a rede de fibra ótica, por ser mais segura e ágil, e mesmo nas cidades em que não for possível mudar para a fibra, a rede via rádio será aumentada, assim como as outras, porém sua frequência será fechada, contribuindo para maior segura