+° c
Banner Whats App - Já é Notícia
Eletrobrás
Oportunidades

Publicado Quinta-Feira, 14/06/2018 08:29 | Atualizado Quinta-Feira, 14/06/2018 08:36

Por: Agência Alagoas

Edital Algás Social promove tecnologias sociais de reuso e tratamento de água

Projetos contemplados pela iniciativa difundem cidadania e responsabilidade social pelo estado
 

Foto por: Divulgação/Assessoria

Em seus 25 anos, a distribuidora de gás natural de Alagoas, a Algás, assumiu, de diversas formas, seu compromisso com o desenvolvimento sustentável do Estado. Desde 2001, as ações sociais e de cidadania da Companhia contemplam as áreas de cultura, educação, esporte, meio ambiente e saúde em Alagoas.

Em 2016, o Edital Algás Social foi criado para democratizar e ampliar o acesso aos recursos de destinados a esse tipo de ação pela Distribuidora. Contemplando as áreas de cultura, educação, esporte, meio ambiente e saúde, o edital busca valorizar a diversidade de expressões da cidadania alagoana. Este ano, o Edital Algás Social chega a sua terceira edição com muitos resultados positivos e histórias para compartilhar.

Uma delas é a do projeto “Promoção de práticas sustentáveis de saneamento rural”, do Instituto Terraviva, selecionado na primeira edição do edital, em 2016, para execução em 2017. O objetivo do projeto foi promover a utilização de tecnologias sociais de reuso e tratamento de águas cinza e negra oriundas das residências de agricultores familiares da região rural do município de Arapiraca, carente de tratamento de esgoto por ser afastada do centro urbano.

Na época, a iniciativa capacitou 40 famílias da região para a construção de fossas de bananeira como filtros ecológicos e bacias de evapotranspiração. O diretor presidente do Instituto, Noaldo Araújo, conta que a participação no Edital Algás Social foi um passo importante para o Terraviva.

“Promovemos uma transformação muito grande na região e o edital foi como tudo começou. Além do reaproveitamento do recurso hídrico, trouxemos segurança alimentar para as famílias. Depois do Edital Algás Social, já construímos mais de 250 fossas, totalizando quase 300 de 2016 até agora”, relata.

O Edital Algás Social 2018-2019

Lançado no dia 16 de maio, o Edital Algás Social 2018-2019 contemplará mais quatro projetos sociais a serem desenvolvidos em Alagoas, no ano de 2019, com valores individuais de até R$ 30 mil, totalizando R$ 120 mil procedentes de recursos próprios da Distribuidora. O período de inscrição de projetos vai até o dia 19 de junho. O edital na íntegra e a plataforma de inscrição podem ser acessados em www.algas.com.br/editalsocial. 
  DEIXE SEU COMENTÁRIO

“Os comentários abaixo não expressam a opinião do Portal Já é Notícia, que não se responsabiliza pela declaração do leitor.”

Últimas Notícias
©Todos os direitos reservados - 2018
Agência Lúmen