Câmara Municipal de Arapiraca realiza tribuna livre para discutir Direitos da Pessoa Idosa

Por Assessoria 20/04/2018 16h04 - Atualizado em 20/04/2018 19h07
Por Assessoria 20/04/2018 16h04 Atualizado em 20/04/2018 19h07
Câmara Municipal de Arapiraca realiza tribuna livre para discutir Direitos da Pessoa Idosa
Foto: Assessoria
A Câmara Municipal de Arapiraca realizou na noite desta quinta-feira (21), a sua primeira tribuna livre de 2018, tendo como local, o auditório do CRIA, no bairro de Santa Edwiges, atendendo solicitação do integrante da Pastoral do Idoso, da Paróquia de São José, no Alto do Cruzeiro, Valdenor José dos Santos, para falar sobre os direitos da Pessoa Idosa.

Entre os temas abordados por ele, foi com relação a a vacina contra a pneumonia em idosos.

Ele pede que a secretaria municipal de Saúde, conceda uma vacina preventiva contra a pneumonia para os idosos, citando como exemplo, que os casos de internações e mortes por pneumonia tem aumentado no país, onde em 2014, foram registradas mais de 230 mil internações de mais de 39 mil pessoas com mais de 60 anos, morreram.

Ainda de acordo com Valdenor, em 2015, foram mais de 240 mil internações, com 43 mortes. Neste mesmo ano, mais de 96 mil pessoas nesta faixa etária, foram internadas por pneumonia, entre janeiro e maio, onde cerca de 17 mil, morreram vítimas da doença.

Outro tema abordado pelo representante da Pastoral do Idoso foi com relação ao transporte gratuito para os idosos em Arapiraca, a partir de 60 anos.

Ele falou, que mesmo sendo uma Lei Federal e Estadual, onde a idade é de 65 anos, o município, segundo ele, pode fazer o seu projeto reduzindo essa idade para os 60 anos.

Valdenor José dos Santos, disse esperar pela iniciativa da Câmara Municipal de Arapiraca. Por sua vez, a professora Graça, lembrou que no ano passado, a vereadora Gilvania Barros, já havia entrado com um requerimento aprovado por todos os vereadores, solicitando ao prefeito Rogério Teófilo, que envie ao Poder Legislativo, um projeto nesse sentido.

De acordo com a própria autora da indicação, a vereadora Gilvania Barros, a administração municipal já está estudando esta possibilidade com os técnicos e que em breve, estará dando uma resposta sobre o pedido .

Ele também criticou o atendimento nas filas preferenciais ao aos idosos nos bancos pelos idosos, garantindo que tem presenciado um atendimento diferenciado, onde são chamadas seis 6 pessoas jovens e uma idosa, o que tem transtornado bastante essas pessoas que tem amparo no próprio Estatuto do Idoso.

O último ponto discutido por ele foi com relação ao aumento no número de cirurgias de cataratas no Hospital Chama.

Os vereadores Edvanio do Zé Baixinho, Pastor Marcos Caetano, Melquisedec de Oliveira, a Professora Graça, Willomaks da Saúde, Dr. Fábio e Moisés Machado e Gilvania Barros, fizeram uma espécie de sabatina com o representante da Pastoral do Idoso, onde todos agradeceram a presença e parabenizaram por levar para o Poder Legislativo de Arapiraca, um assunto de tão grande importância.

Ao concluir, a presidente Professora Graça, disse que pretende nos próximos dias, manter uma conversa com a secretária municipal de Saúde, Aurélia Fernandes, para tratar do assunto do atendimento aos idosos, como também, manter um encontro com os proprietários de transportes coletivos de Arapiraca, para tratar do assunto da gratuidade para os idosos e por último, com os gerentes das instituições bancárias para encontrar uma solução para o atendimento nas filas preferenciais.