Conheça os benefícios da prática esportiva que fortalecem o cérebro

Por Assessoria 18/04/2018 14h02 - Atualizado em 19/04/2018 12h12
Por Assessoria 18/04/2018 14h02 Atualizado em 19/04/2018 12h12
Conheça os benefícios da prática esportiva que fortalecem o cérebro
Foto: Divulgação
A medicina do esporte evoluiu gradativamente nas últimas décadas. Além do trabalho dos médicos e cientistas para entender melhor o funcionamento do corpo do atleta, outras áreas de estudo também são muito abrangentes e a ciência já comprovou extensivamente os benefícios do esporte para a mente.

Para quem pratica esportes com regularidade, são inúmeras as vantagens que o esporte proporciona para a mente e algumas delas são muito importantes no bom funcionamento do corpo — como melhora na oxigenação do cérebro e aumento da concentração.

Melhora na parte cognitiva — De acordo com estudos publicados na Revista de Neurologia, as atividades físicas ajudam a melhorar a função cognitiva (como memória, raciocínio, linguagem, etc) e os idosos são os mais beneficiados.

Em específico na parte memorial, o instituto holandês Radboud concluiu que as pessoas que praticam atividade física tendem a memorizar melhor as informações do que os sedentários. O instituto também notou maior facilidade de aprendizado dos indivíduos que realizam exercícios com frequência.

Muito da memória alavancada pelos exercícios está diretamente relacionada com a elevação dos níveis de oxigênio e fluxo sanguíneo proporcionados pela prática esportiva. “Isso melhora o funcionamento da memória e da concentração e também age como prevenção para problemas cerebrais”, diz Gisele Sampaio Silva, professora da Unifesp.

Sensação de bem-estar e regeneração mais rápida do cérebro — Além dos benefícios para a parte estrutural do cérebro, os exercícios proporcionam sensação de bem-estar e o personal trainer Marcelo Santana aponta que isso influencia no melhor funcionamento da mente. “A atividade física tem um papel fundamental para melhorar a concentração, porque necessita dessa habilidade, da consciência corporal, coordenação e do esforço físico. Tudo isso faz o cérebro funcionar de maneira mais intensa. Nesse processo, há também uma liberação de serotonina, o hormônio do bem-estar”, diz Santana.

No campo da recuperação de problemas no cérebro, a ciência também já identificou o benefício dos esportes. Segundo testes realizados no Laboratório de Neuroimagem da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, a atividade física melhora a plasticidade cerebral e isso ajuda diretamente na reorganização de estruturas danificadas no cérebro. Em outras palavras, quem sofre problemas neurológicos e tem o hábito de praticar esportes pode ter uma recuperação mais rápida.

Cuidados necessários e benefícios específicos das modalidades — É importante ressaltar que as atividades precisam ser reguladas e acompanhadas por especialistas da área da educação física. Segundo o cardiologista Nabil Ghorayeb, o exercício realizado acima da capacidade do corpo pode ser prejudicial para a saúde.
Ghorayeb também aponta que é importante o indivíduo praticar o esporte que ele tenha mais afinidade, pois assim vai sentir mais prazer na realização da atividade. Como o leque de modalidades é vasto, algumas diferem das outras quanto aos benefícios para a mente.

O personal trainer Santana destaca a natação como um dos principais exercícios aeróbicos. “A atividade aeróbica exige mais do cérebro, melhora a condição cardiovascular e também otimiza a respiração. Com isso, há maior oxigenação no corpo”, completa o profissional. Outros esportes que exigem muito da parte aeróbica, como corrida, ciclismo e atletismo, trazem benefícios parecidos para o cérebro.


Já os esportes da mente auxiliam o cérebro de maneira diferente — o poker e xadrez, por exemplo, estão nessa categoria. Em um esporte estratégico como o poker, no qual a matemática faz parte da natureza da modalidade, os mínimos detalhes fazem a diferença e o competidor precisa estar atento em todos os instantes. A complexidade dos detalhes durante a prática exige muito do cérebro e isso ajuda no raciocínio e em outras partes do aspecto mental.

Algumas modalidades diferentes trazem outros tipos de vantagens. O neurologista Felipe Monteiro aponta que os esportes de luta ajudam a estimular mais as áreas do cérebro que impactam no raciocínio e concentração. Entre essas modalidades, estão o judô e jiu-jitsu.

A ciência mostra que não é preciso ser um atleta de alto rendimento para aproveitar as vantagens citadas acima. Para colher os frutos dos benefícios esportivos para o cérebro, basta dedicação, acompanhamento profissional e disciplina.