SSP detalha operação dessa quinta e diz que polícia seguirá ocupando bairro de Arapiraca

Por Gazetaweb 23/03/2018 19h07 - Atualizado em 23/03/2018 22h10
Por Gazetaweb 23/03/2018 19h07 Atualizado em 23/03/2018 22h10
SSP detalha operação dessa quinta e diz que polícia seguirá ocupando bairro de Arapiraca
Foto: Divulgação
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou, em coletiva à imprensa na tarde desta sexta-feira (23), que forças policiais ocuparam o bairro Primavera, em Arapiraca, um dos municípios alvos de uma grande operação que cumpriu 28 mandados de prisão e 66 de busca e apreensão. Além disso, o órgão divulgou a lista completa dos presos, entre eles, membros de facções criminosas e detentos envolvidos em crimes como roubo, homicídio e tráfico de drogas.

O delegado regional de Arapiraca, Thiago Prado, informou que um dos líderes da quadrilha investigada pela polícia, identificado como Wanderson de Melo Santos, vulgo "Andinho", já estava preso no Baldomero Cavalcanti. Já outro líder de organização criminosa foi identificado apenas como Playboy.

"Quando descobrimos a participação dos detentos, fizemos buscas nas celas e encontramos apenas celulares. Mas o trabalho de investigação vai continuar, para que mais membros de organizações criminosas sejam efetivamente presos", disse o delegado.

Na coletiva, Thiago Prado acrescentou que as forças policiais vão seguir com a ocupação no bairro Primavera, em Arapiraca, por tempo indeterminado.

ALVOS DA OPERAÇÃO

A lista divulgada à imprensa reúne também os nomes das pessoas que já se encontravam presas. Foram detidos durante a força-tarefa José Ivo da Silva dos Santos, 24 anos; Nathália Cristina da Silva, 20; Girleno Ferreira da Costa, 38; Marcelo da Silva Canuto, 27; Jefferson dos Santos, 22; José Lean Guedes de Souza, 29; Tiago Raimundo dos Santos, 28; e Erivaldo Santos Gomes (idade não informada). Já o menor J.D.V. L. (idade não informada) foi apreendido.

Por sua vez, os detentos alvos dos mandados são Maciel Barros Marinho, vulgo "Salsicha"; Cláudio Henrique da Silva Gomes, "Galeguinho" ou "Motorista"; Carlos Alberto dos Santos Oliveira, "Bigola"; Samuel dos Santos Campos, "Irmão ou Levi"; Matheus Maciel da Silva; Giliel Oliveira da Silva, "G2"; Wanderson de Melo Santos, "Andinho"; Claudevan Pereira da Silva, "Bob"; Jeverton dos Santos, "Toni"; Diogo Aureliano de Freitas, "Bagaceira"; João Carlos Martins da Silva, "B2 ou Branco"; Alice Torquato dos Santos; Levy Rodrigo Fernandes Ramos; Josivan dos Santos Araújo Júnior, "Coiote"; e Aldair Mendes dos Santos, "Feijão".

No cumprimento dos mandados, os suspeitos Etjames Falcão Barbosa, 43 anos, e Tony Paulo Santos Silva, 29, morreram após confronto com a polícia.

FORÇA-TAREFA

A operação conjunta foi deflagrada ainda na madrugada dessa quinta (22), em Arapiraca, Girau do Ponciano, Lagoa da Canoa e São Miguel dos Campos, onde policiais civis e militares cumpriram 28 mandados de prisão e 66 de busca e apreensão expedidos pela 17ª Criminal da Capital, contra suspeitos de integrar duas facções criminosas que agiam em municípios de Alagoas.

Ao todo, a força-tarefa mobilizou 120 policiais integrantes do 3º, 10º e 11º Batalhões, Radiopatrulha ( RP), Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e 1ª Companhia Independente de São Miguel dos Campos, além de agentes do 4º e 52º Distritos Policiais, Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) de Girau, Tático Integrado de Grupos de Resgates Especiais (Tigre) e Asfixia, além do Grupamento Aéreo da Secretaria de Segurança Pública. O trabalho ostensivo contou, ainda, com o apoio do Grupo Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gecoc) e do setor de Inteligência da Segurança Pública.