+° c
Banner Whats App - Já é Notícia
Polícia

Publicado Terça-Feira, 13/03/2018 11:22 | Atualizado Terça-Feira, 13/03/2018 11:25

Por: Redação

Pelotão Mirim de Arapiraca realiza aula inaugural e incentiva o sonho em novas crianças

 

Foto por: Júnior Silva (Já é Notícia)

O auditório do Planetário de Arapiraca ficou lotado, na manhã desta terça-feira (13), durante solenidade alusiva a aula inaugural do Projeto Pelotão Mirim. Pais e filhos e também representantes do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM) da cidade estiveram no local para prestigiar o evento.

Para o comandante do 3º BPM, tenente-coronel Ênio Bolivar o projeto tem importância significativa para a sociedade, uma vez que apresenta uma oportunidade de as crianças terem disciplina e se afastarem de caminhos que levam à criminalidade.

“O projeto já foi alvo de críticas, porque achavam que estávamos militarizando crianças, mas esse projeto mostrou que o objetivo não é militarizá-las, mas, sim, resgatar sonhos. Nós somos o melhor batalhão de Alagoas e podemos disputar prêmios a nível nacional”, comentou.

Em conversa direcionada às crianças, o comandante também falou sobre o resgate do respeito voltado aos pais, da mesma maneira que os amigos se respeitam. “Os filhos de vocês ficarão conosco por pouco tempo, nós não seremos suficientemente capazes de fornecer tudo para eles e, por isso, é preciso que os pais cultivem o que está sendo passado para as crianças”, disse.

Pelotão Mirim
O projeto, pioneiro no Nordeste, é desenvolvido em parceria com as prefeituras de Arapiraca e Limoeiro de Anadia e conta com uma equipe formada por policiais militares e educadores, voltada para o desenvolvimento das atividades de fortalecimento da cidadania, inserção social e integração entre a família, escola e comunidade.
O projeto socioeducativo é executado pelo 3º Batalhão de Arapiraca e, em 2015, ganhou o prêmio de ações inovadoras na gestão pública do Estado

Acesso ao Pelotão Mirim

Para ingressar no Pelotão Mirim do 3º BPM, o aluno deve estar cursando a partir do 5º ano do ensino fundamental. A seleção é feita no mês de fevereiro, nas escolas da rede municipal de Limoeiro de Anadia e Arapiraca, com a aplicação de um teste de conhecimentos de Matemática, Português, Geografia e História, sendo as vagas preenchidas pelas melhores colocações.

Fardadas, as crianças iniciam as instruções na graduação de soldado mirim, sempre no mês de março e, no final de cada ano, é realizada a solenidade de formatura.
  DEIXE SEU COMENTÁRIO

“Os comentários abaixo não expressam a opinião do Portal Já é Notícia, que não se responsabiliza pela declaração do leitor.”

Últimas Notícias
©Todos os direitos reservados - 2018
Agência Lúmen