Após ter audição comprometida, Claudia Rodrigues volta a ser internada

Por Revista Quem 22/02/2018 11h11 - Atualizado em 22/02/2018 14h02
Por Revista Quem 22/02/2018 11h11 Atualizado em 22/02/2018 14h02
Após ter audição comprometida, Claudia Rodrigues volta a ser internada
Foto: Reprodução
Claudia Rodrigues, 46 anos, está internada em regime fechado na clínica Cevisa, no interior de São Paulo, desde segunda-feira (19). Diagnosticada com esclerose múltipla em 2000, a atriz passou por um transplante de células-tronco em 2016. "Ela está bem, mas passa por exames e tem acompanhamento para prevenir um novo surto da doença. É um tratamento preventivo", afirmou Adriane Bonato, empresária da atriz, para QUEM na tarde desta quarta-feira (21).

De acordo com ela, Claudia apresentou alguns sintomas passageiros no fim de semana. "Claudia teve dificuldade de locomoção, para tomar banho sozinha e ficou com audição comprometida. Embora os sintomas tenham sido passageiros, achamos melhor interná-la. Os médicos querem verificar se os sintomas estão relacionados à doença [esclerose múltipla] ou se são algum resquício da herpes-zóster que ela teve no ano passado. Ela está bem, em processo de recuperação para que se reabilite", disse Adriane, contando que Claudia deu entrada no centro médico às 6h30 de segunda-feira.

A empresária afirma ainda que ela e Iza, filha única de Claudia, a acompanham na clínica. "Ela está internada em regime fechado, sem receber visitas. O importante é evitar um novo surto porque as sequelas podem ser irreversíveis."

No fim de 2016, a atriz passou por um transplante de células-tronco, uma tentativa de tratamento para as sequelas da esclerose múltipla.

DIAGNÓSTICO

Claudia Rodrigues foi diagnosticada com esclerose múltipla em 2000. Apesar das limitações que a enfermidade causa, a atriz declarou em entrevista para QUEM que houve exagero após as primeiras notícias de seu diagnóstico: “Nunca deixei de andar, de ver, nem de falar, como li em alguns lugares.”

Quando teve os primeiros sintomas da doença em 2000, Claudia estava em um agitado momento profissional. Ela viajava pelo país com a peça Monólogos da Vagina e atuava no humorístico Escolinha do Professor Raimundo, na TV Globo. A atriz conta que seguiu sua vida normalmente após o diagnóstico, inclusive realizando o sonho de ser mãe em 2002, quando nasceu Iza. "Tive a minha filha e toquei a vida normalmente", disse ela para QUEM, relatando que só voltou a ter sintomas em 2007. Um novo surto aconteceu em 2016.

A doença é autoimune e atinge o sistema nervoso central. Os sintomas mais comuns da esclerose múltipla são visão dupla, dormência no corpo e disfunções no equilíbrio e no comportamento.