New Fiesta OU HB20: Qual Comprar?

Por Auto Esporte 08/01/2014 14h02
Por Auto Esporte 08/01/2014 14h02
New Fiesta OU HB20: Qual Comprar?
Foto: Divulgação

Dois dos hatches mais badalados do momento foram escalados para o nosso tira-teima. De um lado, o novo Ford New Fiesta, que, agora nacionalizado, vem conquistando o consumidor ao apostar em segurança e equipamentos.

Na outra ponta, o Hyundai HB20, que não só marcou uma nova fase em termos de design e conteúdo no segmento de hatches compactos, como também fez disparar as vendas da montadora sul-coreana no Brasil.

Ambos chegam para a briga na versão topo de linha, equipadas com motor 1.6 e câmbio manual.

Veja qual dos modelos comprar:
 

Ford New Fiesta 1.6 Titanium Hyundai HB20 1.6 Premium blueNav

New Fiesta (Foto: Ford)

Hyundai HB20 (Foto: Hyundai)

PREÇO
A partir de R$ 52.340 A partir de R$ 49.390
MOTORIZAÇÃO
1.6 16V de 125/129 cv a 6.500 rpm e torque de 16 kgfm a 4.200 rpm. O câmbio é manual de cinco marchas. O bloco tem duplo comando de válvulas variável, o que promete entregar mais torque e potência em altas rotações. O sistema dispensa o uso do tanquinho para partida a frio. 1.6 16V de 122/128 cv de potência a 6.000 rpm e torque máximo de 16 kgfm a 4.500 giros. A transmissão é manual de cinco velocidades. Assim como o Ford, traz duplo comando de válvulas variável. Bloco e cabeçote são inteiramentes em alumínio.
DESEMPENHO
Ágil, o New Fiesta tem desempenho com gostinho de pimenta. Contam pontos positivos a suspensão bem acertada e a direção elétrica, leve em manobras, mas com peso e precisão em velocidades maiores. Nas curvas, o hatch da Ford se sai melhor que o oponente da montadora sul-coreana. A seu favor, o HB conta com um câmbio de engates suaves e precisos. O motor sobe o giro rápido e trabalha bem em altas rotações. O ponto fraco é o pedal de freio, sensível e difícil de modular. A retomada 40-80 km/h acontece 7 segundos, enquanto a frenagem total a partir de 80 km/h ocorreu em 28,2 s.
PRINCIPAIS ITENS DE SÉRIE
Freios ABS com EBD, sete airbags, controle de estabilidade e tração, vidros, travas e retrovisores elétricos, direção elétrica, controles de som no volante, rodas de liga leve de 16 polegadas, ar-condicionado digital, faróis de neblina, sistema multimídia SYNC com USB e conexão para iPod e bluetooth. A ótima relação de custo/benefício é uma das melhores do segmento. Freios ABS com EBD, airbag duplo frontal, vidros, travas e retrovisores elétricos, direção hidráulica, controles de som no volante, rodas de liga leve de 15 polegadas, ar-condicionado, faróis de neblina, central multimídia BlueNav com tela touchscreen de 7 polegadas, entrada USB e para iPod, bluetooth. O HB se diferencia do Fiesta por conta da central multimídia com tela sensível ao toque.
ESPAÇO
Apesar da aparência mais robusta que a do Hyundai, o Ford não vai muito bem quando o assunto é espaço.  A distância entre-eixos é de 2,48 metros. O porta malas comporta até 281 litros de bagagem. Vai faltar espaço para a mala das famílias maiores. Com entre-eixos (2,50 metros) levemente maior que o do New Fiesta, o HB20 é uma opção melhor para quem anda com lotação completa. O porta-malas tem capacidade para 300 litros. Como comparação, o número é maior que o do concorrente Peugeot 208 (285 litros).
CONFORTO
Se você faz questão de conforto para os ocupantes do banco traseiro, pense duas vezes antes de levar o New Fiesta. Os passageiros, sobretudo os mais altos, sofrem com a falta de espaço para as pernas. No posto de comando, a história é outra. O hatchback é gostoso de guiar e oferece boa ergonomia. Com lotação completa, a sensação de conforto a bordo do HB20 é maior. O hatch, ligeiramente mais largo, acomoda melhor os ocupantes no banco traseiro. Um dos pontos positivos é a suspensão, que absorve bem as irregularidades sem comprometer a estabilidade.
ACABAMENTO
Apesar de ser menos refinada que a versão mexicana, o New Fiesta nacional não deixa muito a desejar. Traz bancos parcialmente revestidos em couro, painel com elementos cromados e em black piano -  o desenho é bonito e funcional, embora peque pela presença dos anacrônicos botões númericos O interior do HB20 é bem resolvido. As portas são parcialmente forradas com tecido e o painel tem revestimento macio. A cereja do bolo está no desenho do console central, que, como no New Fiesta, é agradável e prático. Nesta versão, a central multimídia blueNav passa uma sensação maior de requinte.
CONSUMO
Em teste realizado pela reportagem, o Fiesta registrou média de 7,5 km/l em ciclo urbano e 10,3 km/l na estrada, com etanol. De acordo com medição do Inmetro, as médias de consumo do HB20 são de 7,6 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada, também com etanol. Empate técnico com o Ford.
SEGURANÇA
A versão Titanium conta com sete airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelho para o motorista), controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, além de freios ABS com EBD. Em termos de segurança, é o pacote mais atraente da categoria. Recebeu quatro estrelas no teste de colisão do Latin NCAP. Na versão avaliada, o HB20 conta com airbag duplo frontal e freios ABS com EBD. Foi avaliado com quatro estrelas no crash test realizado pelo Latin NCAP. O pacote é semelhante aos demais modelos da categoria, mas leva um banho do New Fiesta.
PREÇO DO SEGURO
R$ 1.855 (3,5% do preço do carro). O seguro não é um dos mais caros da categoria. R$ 1.650 (3,3% do preço do carro). Neste quesito, HB20 e New Fiesta se equivalem.
CESTA DE PEÇAS
R$ 4.009. Cerca de R$ 1.300 mais cara que a do concorrente, a cesta de peças do New Fiesta tem custo bastante elevado para o segmento. R$ 2.655. A cesta de peças do HB20 tem valor mais brando frente ao New Fiesta, mas fica em desvantagem perante os rivais Chevrolet Onix (R$ 1.868) e Toyota Etios (R$ 1.511).
DESVALORIZAÇÃO
Não foi possível aferir o índice de desvalorização uma vez que o modelo não completou um ano no mercado. 7,6% no primeiro ano. A baixa desvalorização aponta para a boa aceitação do hatch e para alta procura.
GARANTIA E PÓS-VENDA
A Ford oferece três anos de garantia com revisões de preço fixo. Ao final do período, o dono terá gasto R$ 2.720 com o pacote de seis revisões. A Hyundai garante cinco anos de garantia. As revisões também tem preço fixo. O pacote de seis revisões previstas para os três primeiros anos sai por R$ 1.799.
E NAS LOJAS?
Os vendedores seguem à risca o preço sugerido pela fabricante. Vale barganhar por opcionais. Gostou da cor azul california? É a mais difícil de achar nos estoques. Em geral, as lojas pedem até dois meses para entrega do carro com a pintura. Assim como na Ford, a ordem nas revendas autorizadas da Hyundai é seguir os valores de tabela. Não há mais fila de espera. As lojas oferecem taxa zero para as versões equipadas com motor 1.6. Para aproveitar a condição, o comprador deve garantir 60% do valor de entrada no ato da compra e quitar o restante em até 12 meses.
CONCLUSÃO
Se você se importa muito com a questão da segurança veicular, não tenha dúvidas ao escolher o New Fiesta. O Ford traz itens que se sobressaem não só frente ao HB20, como aos demais carros do segmento. Mais ágil e estável, o hatch garante uma dirigibilidade melhor que a do rival da Hyundai. Perde por muito pouco este comparativo pelos valores mais elevados da revisão e cesta de peças. A falta de espaço do modelo fabricado em São Bernardo também pesa contra. Vencedor. A vitória foi apertada para o HB20. O compacto da Hyundai é mais barato na tabela e oferece custo de manutenção mais brando que o Ford. A central multimídia blueNav, com GPS integrado, é um serviço a mais. O melhor espaço interno também conta pontos a favor. A mecânica bem acertada arremata a disputa.