Campeonato Alagoano 2018: fique por dentro da competição que começa hoje

Por TNH1 21/01/2018 13h01 - Atualizado em 21/01/2018 16h04
Por TNH1 21/01/2018 13h01 Atualizado em 21/01/2018 16h04
Campeonato Alagoano 2018: fique por dentro da competição que começa hoje
Foto: Arquivo/ TNH1
O Campeonato Alagoano 2018 começa neste domingo (21) com rodada completa. O Estadual deste ano terá apenas nove times, será disputado em turno único e será decidido no tradicional mata-mata.

A versão 2018 do Campeonato Alagoano traz CRB e CSA como os grandes favoritos ao título. São as duas maiores forças do estado. Os rivais representam Alagoas nas principais competições do país, inclusive na Série B do Campeonato Brasileiro. O Azulão, que tem 37 títulos e é o maior campeão do Alagoano, luta para quebrar a série de 10 anos sem levantar a taça. Do lado vermelho, o Galo briga para manter a hegemonia dos últimos anos e conquistar o tetracampeonato.

Por fora, os times do interior tentam surpreender. Destaque com a forte cidade de Arapiraca, o ASA passa por reformulação e adaptações. O Alvinegro caiu para a Série D do Brasileiro ano passado e tem que driblar os problemas financeiros. Ainda assim, não foge da luta. A competição de tiro curto pode ajudar o Fantasma a fazer frente perante os rivais.

Remando contra a maré, Coruripe, CSE, CEO, Santa Rita, Dimensão Saúde e Murici também apontam de frente para a correnteza financeira. O Murici, por exemplo, só confirmou o elenco e a comissão técnica há pouco mais de uma semana. O Dimensão voltou à elite do futebol alagoano após conquistar o título da Segundona em 2017 e chega para tentar fincar bandeira na primeira divisão.

Rodada de estreia

Todos os quatro jogos serão disputados neste domingo (21), às 16h. Veja os confrontos abaixo:

CRB x CEO - Estádio Rei Pelé, em Maceió;
Santa Rita x CSA - Estádio Olival Elias de Moraes, em Boca da Mata;
ASA x Dimensão Saúde - Estádio Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca;
Murici x Coruripe - Estádio José Gomes da Costa, em Murici.

Como será?

O regulamento deste ano é simples. Os nove clubes se enfrentam em turno único. Em número ímpar, a tabela vai proporcionar a folga de um time por rodada. Os quatro primeiros avançam para a semifinal, que será disputada com o primeiro pegando o quarto, enquanto o segundo joga com o terceiro. Os times de melhor campanha na primeira fase mandarão o segundo jogo em casa.

Em caso de empate em pontos ganhos na semifinal, o critério de desempate segue a ordem de melhor saldo de gols nas duas partidas. Se a igualdade for mantida, se classifica o time de melhor campanha na primeira fase.

Na final, o mandante do jogo de volta será o time que tiver a melhor campanha somadas todas as fases anteriores. Em caso de empate em pontos ganhos, o melhor saldo de gols nas duas partidas é o primeiro critério para desempatar. Se o empate persistir, o campeão será decidido nos pênaltis.

Vagas

O campeão alagoano conquistará vaga na Copa do Nordeste e Copa do Brasil 2019. O vice-campeão fica com a vaga na Copa do Brasil 2019.

Terceiro lugar

Os times eliminados na semifinal disputarão o terceiro lugar, que dá uma vaga na Copa do Brasil 2019. O time de melhor campanha nas fases anteriores vai ser o mandante no segundo jogo. Em caso de empate nos pontos ganhos na disputa do terceiro lugar, os critérios são os mesmos definidos para a final do campeonato.

Clássico

Com esse formato de turno único, há apenas um clássico entre CRB e CSA confirmado para o Estadual, e o mandante será o Galo. A decisão aconteceu em sorteio no Conselho Arbitral, em novembro passado. Ficou definido que o mando será dividido em 70% do estádio para o mandante e 30% para a torcida visitante. Em comum acordo, os clubes e a FAF decidiram que a renda desse jogo será dividida em 50% para cada clube.

Rebaixados

Os clubes classificados em 8° e 9° na classificação final do campeonato serão rebaixados para a Segunda Divisão do Alagoano 2019.

Assim como em 2017, apenas o time campeão da Segundona Estadual 2018 conquistará o acesso para a elite do futebol alagoano 2019, que contará com oito clubes.