Operação Lei Seca reduz número de acidentes com vítimas fatais, em Alagoas

Por Redação 19/01/2018 16h04 - Atualizado em 19/01/2018 19h07
Por Redação 19/01/2018 16h04 Atualizado em 19/01/2018 19h07
Operação Lei Seca reduz número de acidentes com vítimas fatais, em Alagoas
Operação Lei Seca em Arapiraca - Foto: Cortesia
A aplicação da Lei Seca (Lei 11.705/2008) tem ajudado a diminuir o número de acidentes no trânsito. Dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF) mostram ligeira redução no número de acidentes ocorridos por influência do álcool, após a lei ter estabelecido tolerância zero e aumentado o valor da multa para quem for flagrado embriagado ao volante. Em Alagoas os dados são positivos.

Nos últimos meses, as fiscalizações e ações de conscientização os motoristas aconteceram na capital, nas cidades do interior e nos grandes balneários do estado de forma intensa. Segundo informações dos coordenadores, Maceió é primeira capital a atingir meta da ONU para reduzir mortes no trânsito.


Dados da redução de acidentes após as operações.
 

De acordo com o tenente Emanuel Costa, coordenador da Operação Lei Seca em Alagoas, o objetivo das operações não são punir e sim conscientizar. Segundo ele, a principal recomendação é ter o cuidado com as pessoas que estão no veículo e atenção com as normas de trânsito para que possam aproveitar sem prejudicar ao próximo.

“É fundamental a presença da operação no interior, tendo em vista o alto índice de acidentes no trânsito em toda Alagoas. Gostaria de agradecer a parceria da SMTT de Arapiraca e ressaltar que o número de pessoas inabilitadas é bastante preocupante. A ação está sendo levada aos interiores com o mesmo padrão que é realizada na cidade de Maceió e a nossa principal missão é preservar vidas”, ressaltou o coordenador.

Em entrevista a uma TV local, nesta sexta-feira (19), o tenente reafirmou que apesar do número ter diminuido, a preocupação é constante, e que o principal objetivo da Lei Seca em Alagoas é preservar a vida e evitar que as pessoas percam entes queridos devido a imprudência por dirigir sob efeito de álcool.