Professores e alunos participam da 1ª Formação do PNAIC, em Girau do Ponciano

Por Assessoria 13/12/2017 22h10 - Atualizado em 14/12/2017 01h01
Por Assessoria 13/12/2017 22h10 Atualizado em 14/12/2017 01h01
Professores e alunos participam da 1ª Formação do PNAIC, em Girau do Ponciano
Foto: Vandré Oliveira
O PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - é um compromisso assumido pelos governos federal, estadual e municipal para atender a meta 5 do Plano Nacional de Educação (PNE), que é alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º ano do Ensino Fundamental.

Com esse intuito e visando capacitar formadores de estudo, professores e coordenadores alfabetizadores deste primeiro ciclo de alfabetização, a SEMED realiza nesta quarta-feira no Distrito de Canafístula do Cipriano, a 1ª Formação do PNAIC 2017.

O PNAIC 2017 teve início no dia 30 de outubro e vai até o dia 30 de maio 2018, e para iniciar o programa com o pé direito em Girau do Ponciano, alunos da Escola Municipal de Educação Básica Geraldo Bulhões, desenvolveram o projeto chá literário, dentro do tema principal do PNAIC 2017 que é Sempre Há Tempo Para Alfabetizar, e fizeram várias apresentações baseadas na literatura brasileira.

“O projeto chá literário veio pra despertar em nossos professores, em nossos alunos, o sabor, a vontade de saborear a dinâmica da leitura em sala de aula", disse a diretora pedagógica Edna Farias.


 
Também houve apresentação por parte dos professores do Centro Infantil Imaculada Conceição.

O PNAIC vai estender-se a todas as escolas da rede municipal com educação infantil, 1º, 2º e 3º ano, “a nossa proposta também é interagir com a turma no 4º ano, já pensando em trabalhar o IDEB para 2019. E desde o início do segundo semestre que a secretaria vem trabalhando o projeto sacola viajante com o público da educação infantil, que tem como intenção, não só trabalhar a dinâmica da leitura com o aluno em sala de aula, mas também levar pra família, pra que a família se integre com projeto. E para o próximo ano nós temos uma nova proposta para o projeto Sempre Há Tempo Para Alfabetizar, para contemplar os direitos de aprendizagem dos nossos alunos do 1º ao 3º ano", completou a diretora.