Hemoar está com estoque zerado para quatro tipos sanguíneos

Por Redação com Gazetaweb 21/09/2017 16h04 - Atualizado em 22/09/2017 11h11
Por Redação com Gazetaweb 21/09/2017 16h04 Atualizado em 22/09/2017 11h11
Hemoar está com estoque zerado para quatro tipos sanguíneos
Foto: Júnior Silva/Já É Notícia
O Hemocentro de Arapiraca (Hemoar) divulgou, nesta quinta-feira (21), que está com o estoque zerado para quatro tipos sanguíneos (AB+, AB-, A- e B-), e por isso convoca a população em geral para as doações e fazer o número de bolsas de sangue voltar a normalidade.

Segundo Teresa Torres, assistente Social do Hemoar, o Hemoar está recebendo apenas em torno de 40 doadores por dia, um número considerado muito baixo comparado a demanda do órgão, uma vez que o hemocentro atende as regiões Agreste e Sertão. O ideal, segundo ela, seria o comparecimento de cerca de 80 doadores diariamente.

"Estamos com o estoque zerado e, se a demanda aumentar, não teremos como atendê-la. Atendemos a todos os hospitais de Arapiraca, além das unidades do Agreste e Sertão. Por isso, pedimos que a população venha e faça a sua doação", explicou Teresa.

O ônibus do Hemoar seguirá percorrendo os bairros e cidades circunvizinhas, a fim de se aumentar a coleta. Nesta quinta-feira, a unidade móvel do hemocentro está no campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em Arapiraca.

Os voluntários devem comparecer ao Hemoar de segunda a sexta, das 7h às 17h, na sede do hemocentro de Arapiraca.

Para doar sangue, o voluntário deve: estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos; pesar no mínimo 50kg; estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas); estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação); e apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial.