Arapiraca é um exemplo a ser seguido em Alagoas, diz economista

Por Assessoria 16/09/2017 11h11 - Atualizado em 16/09/2017 14h02
Por Assessoria 16/09/2017 11h11 Atualizado em 16/09/2017 14h02
Arapiraca é um exemplo a ser seguido em Alagoas, diz economista
Foto: Itawi Albuquerque
Doutor em Economia pela Universidade de Córdoba (Espanha), o economista e professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Cícero Péricles de Carvalho, fez uma análise positiva sobre a pujança econômica de Arapiraca e sua importância no desenvolvimento do Estado.

Segundo Péricles, Arapiraca é um exemplo de como poderá ser o futuro de Alagoas, com uma classe média muito mais significativa, um número sempre crescente de trabalhadores qualificados, presença de empresas cada vez mais competitivas e uma sociedade mais dinâmica e mais democrática.

O economista afirmou ainda que Arapiraca é o maior símbolo de crescimento do interior de Alagoas. “A cidade cresceu de forma homogênea, arrastando toda uma região. Por sua origem na pequena produção agrícola e na empresa familiar, muito vinculado ao resultado de seu trabalho, o arapiraquense é um povo empreendedor, batalhador e que tem orgulho de sua terra”, frisou.

Ainda de acordo com economista, o fumo e a agricultura familiar se juntaram para fazer uma revolução no campo, diversificando suas culturas agrícolas e aumentando a produção que, exportada de forma expressiva durante décadas, dinamizou a economia local e ajudou a construir uma cidade que polariza toda a região Agreste e parte do Sertão.

Péricles destacou ainda que esse modelo de desenvolvimento, fortalecendo a agricultura familiar, o agronegócio e urbanizando a maior parte da população, transformou Arapiraca numa cidade referência na área de serviços, a exemplo da saúde, em especial nos atendimentos de média e alta complexidades ou da educação de nível superior, que são ofertados em Arapiraca para toda a região.

“Não basta apenas criar infraestrutura física se não houver investimentos social e humano. É aí que surge o papel do setor público, para planejar o crescimento, integrar as comunidades vizinhas e investir cada vez mais na saúde e educação que, sintonizados com a riqueza econômica, proporcionarão, num futuro próximo, uma sociedade ainda mais educada, com mais saúde, com melhor renda, menos desigual e mais dinâmica”, finalizou Cícero Péricles.