Parceria com a Uneal beneficia projeto municipal “Saúde que vem da terra”, em Arapiraca

Por Assessoria 18/08/2017 13h01 - Atualizado em 18/08/2017 16h04
Por Assessoria 18/08/2017 13h01 Atualizado em 18/08/2017 16h04
Parceria com a Uneal beneficia projeto municipal “Saúde que vem da terra”, em Arapiraca
Foto: Assessoria
Projeto de Arapiraca, “Saúde que vem da terra”, desenvolvido no Centro de Apoio às Escolas do Campo Adalberto Saturnino de Almeida, localizado no povoado Batingas, conta com a parceria, a partir deste mês, do Polo Tecnológico Agroalimentar de Arapiraca, da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal). A iniciativa visa fortalecer o projeto, que fornece medicamentos fitoterápicos, produzidos a partir de plantas medicinais cultivadas em escolas da Rede Municipal.

O grupo que integra o “Saúde que vem da terra” vai poder utilizar a estrutura do laboratório de físico-química, coordenado pela professora Jenesmar Cavalcanti, no Polo Agroalimentar, três dias na semana. Onde poderão fabricar, seguindo as boas práticas legais, os medicamentos que serão disponibilizados para a comunidade e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Todo o trabalho será acompanhado por equipe de farmacêuticos da unidade e também aberto para estudantes bolsistas do curso de Ciências Biológicas.

A coordenadora acadêmica do Polo, professora Esmeralda Lopes, informou que a iniciativa faz parte do “Pesquisa-Ação”, programa de extensão tecnológica do Polo Agroalimentar, que visa atrair iniciativas que contribuam para o desenvolvimento da ciência direcionada às comunidades, a exemplo do “Saúde que vem da terra”, coordenado pela professora da rede municipal de ensino de Arapiraca, Edinalva Pinheiro, com a colaboração de Maria Morais Miranda, da técnica aposentada da Emater, é reconhecido nacionalmente, e já coleciona 14 prêmios.