Câmara Municipal solicita implantação de albergue público para moradores de rua

Por Redação com Assessoria 16/08/2017 09h09 - Atualizado em 16/08/2017 13h01
Por Redação com Assessoria 16/08/2017 09h09 Atualizado em 16/08/2017 13h01
Câmara Municipal solicita implantação de albergue público para moradores de rua
Foto: Arquivo/Já é Notícia
A Câmara Municipal de Arapiraca realizou na noite dessa terça-feira (15), sua sessão ordinária.

Na oportunidade, foi aprovada indicação da vereadora Professora Graça, solicitando ao prefeito Rogério Teófilo e à Secretaria Municipal de Assistência Social e Políticas para a Mulher, a implantação de albergue público destinado à população em situação de risco.

Em sua justificativa, a vereadora diz que o município não dispõe de serviços específicos para atender à demanda cada vez maior de pessoas em situação de rua, o que muitas vezes obriga famílias inteiras a dormirem em calçadas e praças, tornando-as vulneráveis a todo tipo de risco.

A vereadora solicitou providências para que o Poder Público proceda com a implantação de um albergue que também contemple a Assistência Social Municipal no atendimento desta parcela da população que vive às margens de cidadania plena.

Na noite de ontem, também foi aprovada indicação do vereador Willomaks da Saúde, solicitando ao prefeito Rogério Teófilo e ao diretor-presidente da Eletropaulo, Vlademir de Abreu, a instalação de rede de iluminação pública na Rua São Roque, sentido viaduto, à Rua Dom Pedro II, no bairro Jardim Tropical.

Willomaks disse que este assunto já foi abordado por ele durante audiência pública com a presença do secretário de Obras, Daniel, e é preciso uma maior atenção, porque a escuridão é extrema e existem algumas entidades assistenciais onde o fluxo de pessoas é muito grande e os riscos de assaltos ou mesmo atropelamentos são amplos.

Também foi aprovada indicação do vereador Léo Saturnino, solicitando aos secretários estadual de Agricultura, Álvaro Vasconcelos, e ao secretário municipal de Agricultura, Roberto Amaral, a construção de um espaço para a realizaçãode Feiras Agropecuárias, Exposições e comercializações do Agronegócio em Arapiraca.

Ao justificar, o parlamentar afirma que em outros municípios já existem espaços desta natureza e até sugeriu que com a construção do novo aeroporto de Arapiraca este espaço já esteja contemplado.

Ele também lembrou que existe em Arapiraca um projeto para a instalação de um Centro de Convenções e existem empresas do ramo de alimentação que poderiam expor seus produtos.

Na sessão, o Pastor Marcos Caetano voltou a cobrar da Casal maior atenção aos usuários, onde existem comunidades que há mais de dois meses sofrem com a falta d’água.

Ele também falou nos investimentos da empresa para Arapiraca, anunciados pelo governador Renan Filho, no valor de 25 milhões de reais, porém, até o momento a deficiência no abastecimento de água continua constante.

Pastor Marcos Caetano fez questão de deixar a sua indignação e lembrou-se da existência de várias audiências públicas realizadas na Câmara Municipal, inclusive com a presença do presidente do órgão.

Caetano até chegou a dizer na tribuna da Câmara Municipal que estava tomando banho na casa da sogra, que é próxima da casa dele e cozinhando em casa, o que para ele é uma falta de respeito com os usuários.

Ainda na noite de ontem, no espaço reservado às explicações pessoais, o vereador Moisés Machado (PDT), ao falar sobre a audiência pública realizada na manhã dessa terça-feira (15), com a presença da secretária municipal de Saúde, Aurélia Fernandes, disse ter dúvidas se realmente aconteceu uma audiência pública, porque segundo ele, deveria ser discutido com a sociedade e não apenas com os vereadores.

Ele também lamentou a ausência de órgãos como a Defensoria Pública, Ministério Público, presidentes do Conselho Municipal de Saúde e de outros órgãos para discutir a problemática da questão da saúde pública no município.

Ao se referir às explicações da secretária Aurélia Fernandes, Moisés Machado disse que foram muito boas em razão da preparação de sua equipe, que lhe deu o respaldo necessário.

O parlamentar voltou a lamentar a falta de medicamentos em todas as Unidades Básicas de Saúde, onde até o material de higiene falta nos postos de saúde, obrigando aos servidores a comprarem papel higiênico, papel toalha para eles e para os usuários.

Moisés Machado disse que a administração municipal está a passos lentos, citando, por exemplo, o Centro de Zoonoses, onde os veículos que fazem a apreensão de animais soltos nas ruas estão quebrados, segundo lhe foi informado.