Escola Rural compartilha experiência de horta escolar com instituições de ensino

Por Assessoria 15/08/2017 19h07 - Atualizado em 15/08/2017 22h10
Por Assessoria 15/08/2017 19h07 Atualizado em 15/08/2017 22h10
Escola Rural compartilha experiência de horta escolar com instituições de ensino
Foto: Assessoria
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Benjamin Felisberto da Silva, localizada no povoado Gruta D’água, zona rural de Arapiraca, abre as suas portas e compartilha experiência de educação do campo, com destaque para o Programa Agroecológico Integrado e Sustentável (Pais), com secretários de cidades alagoanas, alunos de universidades e escolas do município.

Nesta terça-feira, 80 alunos do Colégio Domingos Rodrigues, acompanhados por professores, foram recebidos pela direção da Escola Benjamin Felisberto, responsável por apresentar os projetos implantados na unidade de ensino. O destaque foi a horta escolar, que este ano passou a adotar o modelo Pais, uma tecnologia social, com baixo custo, incentivando a produção orgânica e a policultura.

A escola também já recebeu alunos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal). E, recentemente, as secretárias de Educação e do Meio Ambiente do Município de Igaci visitaram a unidade de ensino. “A escola está de portas abertas para as instituições de ensino, a quem queira conhecer e multiplicar os projetos agroecológicos. A ideia é mostrar que é possível transformar o espaço escolar, por meio de uma educação contextualizada, capaz de contribuir com o melhor aprendizado dos alunos”, afirmou Edinalva Pinheiro, coordenadora pedagógica.

Pais: O modelo Pais, da Fundação Banco do Brasil, também chamado de horta em mandala, foge do formato convencional. Um sistema circular é criado, onde o seu centro é destinado a criação de pequenos animais, no caso, galinhas caipiras. O esterco produzido pelas aves é utilizado para adubar a horta, e os ovos são destinados a alimentação e para a reprodução. E no entorno do galinheiro são preparados os canteiros, que ganham vida com a plantação de hortaliças, intercaladas com plantas medicinais, que agem como repelente natural.