Após queda de gesso, maternidade do HU suspende atendimento a novos pacientes

Por G1 AL 21/07/2017 18h06 - Atualizado em 21/07/2017 21h09
Por G1 AL 21/07/2017 18h06 Atualizado em 21/07/2017 21h09
Após queda de gesso, maternidade do HU suspende atendimento a novos pacientes
Foto: Eduardo Vieira/Rádio Gazeta
A maternidade do Hospital Universitário de Alagoas (HU) suspendeu nesta sexta-feira (21) o atendimento a novos pacientes depois que parte do teto de gesso desabou.

Segundo assessoria de comunicação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), instituição responsável pelo HU, as chuvas que atingem a capital causaram estragos no 6º andar do prédio, onde funciona a maternidade.

Superintendente do HU, Regina Maria dos Santos, afirma que o problema no gesso não era visível.

“Não tinha nenhum sinal, não era algo que a gente pudesse ter visto, que pudesse ter tomado alguma providência. Com base no acontecido, o engenheiro fez o laudo e recomendou que todo o gesso da maternidade fosse removido ou substituído. E sugeriu que a maternidade fosse fechada imediatamente”, afirmou.

Como medida de segurança, a direção decidiu não receber novos pacientes e remanejar os antigos para outras alas do HU. A superintendente disse que no momento da queda do gesso havia 53 pacientes na maternidade.

"As pacientes que estavam em condições de alta, receberam alta. As que não estavam em situação foram realocadas para o setor obstétrico ou outro setor com segurança. Estávamos com 53 pacientes, todas estão sendo reacomodadas", disse Regina Maria.

Com isso, a recomendação é que gestantes não procurem o hospital. “'É lógico que o HU vai atender se ela estiver em uma situação urgente, mas não será atendida nas mesmas condições”, ressaltou.

A Maternidade Escola Santa Mônica (MESM) afirma que com a suspensão passa a ser a única unidade de referência para atendimento de gestantes e neonatos de alto risco no estado.
Ainda segundo a nota, a Santa Mônica está com seus 46 leitos ocupados e com excedente 6 pacientes acomodadas em camas e macas e nos corredores.

“Para tranquilizar as famílias e gestantes, a direção informa que conta com uma equipe referenciada para atendimento de alto risco e lamenta possíveis transtornos que possam surgir em virtude da suspensão do serviço de referência do Hospital Universitário”, diz a Santa Mônica através de um nota encaminha à imprensa.