Arapiraca
+21° c
Banner Whats App - Já é Notícia
Entretenimento

Publicado Sexta-Feira, 14/07/2017 11:50 | Atualizado Sexta-Feira, 14/07/2017 11:56

Por: Redação com Gazetaweb

Alagoano de coração, ator Paulo Gracindo ganha escultura em Maceió

 Gracindo Jr. Compareceu ao evento e agradeceu a homenagem ao pai

Foto por: José Feitosa

Foi inaugurada na manhã desta sexta-feira (14), na orla da Pajuçara, uma escultura em homenagem ao ator Paulo Gracindo, nascido no Rio de Janeiro, mas que chegou a Alagoas aos três anos de vida e permaneceu até os vinte. Gracindo é uma das maiores referências do teatro, cinema e teledramaturgia brasileira.

Para o prefeito de Maceió, Rui Palmeira, a escultura é uma "justa homenagem" ao ator, "que tinha o sentimento de ser alagoano correndo nas veias". "Ele tinha uma relação muito forte com Alagoas e levou o nome do nosso estado para o Brasil e o mundo com tanto sucesso na rádio, na TV e no cinema. É uma figura que merece sempre ser enaltecida por nós alagoanos. Quem não sabia, agora vai ficar sabendo que Paulo Gracindo, entre grandes personagens, era um alagoano legítimo que merece sempre ser homenageado por todos nós", disse.

Ele disse que a ideia surgiu em 2015, nos 200 anos de Maceió, quando foram encomendadas as três esculturas. "Decidimos homenagear grandes alagoanos de diferentes segmentos. Homenageamos o jurista Pontes de Miranda, com o nome da avenida; Aurélio [Buarque de Holanda]; e Graciliano Ramos com as esculturas. Existe uma fila imensa de homenageados e espero conseguir fazer isso com mais alagoanos. Isso é importante para nossa autoestima, lembrar que essas pessoas saíram daqui para buscar o sucesso, mas não perderam o vínculo com nossa terra. No documentário sobre Paulo Gracindo, quando perguntam o prato favorito, ele responde na bucha que é o sururu", observa Palmeira.


Gracindo Jr., filho do ator, comparece a homenagem (Foto: José Feitosa)

Responsável pela obra, o artista Léo Santana falou da felicidade de inaugurar mais uma escultura em Maceió. Ele é o escultor também das outras duas. "É muito bom poder participar desse momento agora, ainda mais com a família presente. Foram quatro meses de trabalho, dois fazendo a figura matriz e mais dois de fundição", explica.

O filho do homenageado, Paulo Gracindo Junior, falou sobre a ligação do pai com o estado. "Ele é nascido aqui. Quando falo isso, é porque tanto meu avô quanto minha avó o tiveram no Rio de Janeiro circunstancialmente, porque estavam lá. Mas foi aqui que ele sempre morou, que aprendeu. Toda a nossa família é daqui. Até sete anos de idade não sai daqui. Tudo aconteceu aqui e com essa escultura vamos repetir de novo quem foi Paulo Gracindo, esse ator que tanto assistimos. Obrigada, pelo meu pai, por essa homenagem. Estou emocionado e quero dar um beijo nele".
 
  DEIXE SEU COMENTÁRIO

“Os comentários abaixo não expressam a opinião do Portal Já é Notícia, que não se responsabiliza pela declaração do leitor.”

Últimas Notícias
©Todos os direitos reservados - 2017
Agência Lúmen