Alunas de escola estadual de Arapiraca apresentam pomada cicatrizante a usuários do SUS

Por Redação com Agência Alagoas 22/06/2017 18h06 - Atualizado em 22/06/2017 22h10
Por Redação com Agência Alagoas 22/06/2017 18h06 Atualizado em 22/06/2017 22h10
Alunas de escola estadual de Arapiraca apresentam pomada cicatrizante a usuários do SUS
Foto: Agência Alagoas
Desenvolvida por alunas da Escola Estadual de Tempo Integral Professora Izaura Lisboa (Epial), a pomada cicatrizante, feita à base de espécies vegetais, foi apresentada, nesta quinta-feira (22), a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), na cidade de Arapiraca.

Acompanhadas da professora-orientadora Nadja Maria Alves de Souza, as alunas Maria Beatriz Macêdo, Maria Carolyne Lima e Wanessa Kelly de Lima participaram de palestra na Unidade Básica de Saúde (UBS), do bairro Baixão, em Arapiraca, como parte da campanha de prevenção ao câncer da boca.

A convite do assistente social Charles Petuba, as alunas tiveram a oportunidade de mostrar o experimento às pessoas que aguardavam atendimento na unidade de saúde.
“É muito legal a gente poder repassar os nossos conhecimentos e, também, aprender com as experiências dos profissionais que trabalham aqui, para ajudar as pessoas a ter uma melhor qualidade de vida”, disse a jovem cientista Maria Beatriz Macêdo.

Além da troca de informações acerca dos benefícios da aplicação da pomada, com fins medicinais, para acelerar a cicatrização de ferimentos em pacientes com diabetes, a escola também apresentou mais quatro experimentos desenvolvidos pelos estudantes.

Sob a orientação da professora Nadja Alves de Souza, a aluna Edlaura Moura desenvolveu unguento à base de mentrasto para auxiliar no tratamento de artrite.

A estudante Lisya Laine da Silva Santos mostrou os benefícios do gel natural à base de sementes de linhaça para hidratação em cabelos crespos, enquanto as alunas Clarice Soares e Vitória Carolina apresentaram o experimento com a fabricação de larvicida produzidos com extratos vegetais para o controle de mosquitos.

Por sua vez, a estudante Ana Maria Rolim Silva repassou aos profissionais de saúde e ao público os detalhes técnicos e científicos da produção do vinho à base de frutos da amora.

“Essa interação com os profissionais e usuários do Sistema Único de Saúde representa um ganho enorme, tanto para a escola, como para toda a comunidade”, afirmou a orientadora Nadja Souza, que estava acompanhada da diretora da escola, professora Valéria Peixoto.